Ação promove Semana Nacional do Trânsito na Unifei em Itabira

A ação no campus da Unifei em Itabira fez parte da programação da Semana Nacional do Trânsito.

Uma simulação de acidente chamou a atenção de servidores e alunos da Unifei.

Na quarta-feira, dia 26 de setembro, a Superintendência de Transportes e Trânsito de Itabira (Transita) e a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) se uniram para promover atividades da Semana Nacional do Trânsito (SNT) no campus de Itabira. Pela manhã, alunos e servidores se depararam com um grave acidente que impactou o trânsito de veículos e pedestres.

O sinistro era, na verdade, uma simulação, coordenada pela Transita, que contou com o apoio de parceiros como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER-MG) e Prefeitura Municipal de Itabira.

Edivania Fernandes das Mercês, diretora de Educação e Controle de Trânsito, da Secretaria Municipal de Obras, Transportes e Trânsito (Smott) de Itabira, explicou que a ação é uma ferramenta de conscientização que visa à prevenção de acidentes. “Além da nossa maior preocupação, que é a vida das pessoas, queremos mostrar todo o transtorno que é causado para quem trafega na região do acidente, o prejuízo na mobilidade das pessoas e toda a mobilização necessária para socorrer as vítimas e minimizar os impactos no entorno. É preciso lembrar que, muitas vezes, todo esse prejuízo é decorrência de imprudência ou negligência”, afirmou ela.

Edivania também deu dicas de como as pessoas devem proceder caso se deparem com esse tipo de situação: “Primeiramente, é importante sinalizar o local para que outros acidentes não aconteçam e, posteriormente, solicitar o resgate. Temos disponíveis Samu, Bombeiros, PM, agentes de trânsito e outras instituições para evitar ou amenizar os transtornos que já foram causados”.

Outro foco da ação foi tratar o uso de bebida alcoólica por condutores de veículos. Ao longo do dia, servidores e alunos receberam materiais de conscientização. A programação incluiu ainda uma apresentação da Transita e da Polícia Militar sobre a gravidade do problema. O público teve a oportunidade de sanar dúvidas e conhecer o funcionamento de um etilômetro, aparelho usado na fiscalização para medir a concentração de álcool etílico na corrente sanguínea.

Realizada do dia 18 a 25 de setembro, a Semana Nacional do Trânsito teve como tema neste ano “Nós somos o trânsito”. Segundo o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o objetivo da campanha é estimular todos os condutores, sejam eles de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, além dos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.