Aluno da Unifei propõe discussão sobre ataques cibernéticos em redes de comunicação do sistema elétrico de potência

 O ex-aluno de graduação e do mestrado em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) Milton Rafael da Silva defendeu em maio deste ano, sua dissertação Modelagem de Ataque Cibernético em Redes de Petri Coloridas, que foi desenvolvida durante 1 ano e 7 meses, sob a orientação do professor Luiz Edival de Souza, do Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação (Iesti).

 Em e-mail enviado à Secretaria de Comunicação (Secom) da Unifei, Milton, que já era graduado em Engenharia de Controle e Automação pela Instituição, explicou que o objetivo da sua dissertação “é apresentar um trabalho de modelagem e análise do impacto de um ataque cibernético em uma rede de comunicação do sistema elétrico de potência, utilizando como ferramenta de modelagem as Redes de Petri coloridas, através do software CPN Tools”.

 Entre as contribuições do seu trabalho para a comunidade acadêmica, o autor citou a possibilidade de investigação de soluções que diminuam os riscos de falhas em redes de comunicação do sistema elétrico e de criação de estratégias para modelar e encontrar pontos críticos no sistema de comunicação.

 A dissertação tem uma fundamentação teórica que apresenta as definições de diversos tipos de ataques cibernéticos conhecidos na literatura, as proteções de IP e os métodos de criptografia, além de algumas técnicas de mitigação. Ela aborda ainda a modelagem em Redes de Petri Coloridas, através da descrição dos modelos que compõem as arquiteturas apresentadas, além da modelagem do ataque cibernético proposto no trabalho e a classificação para os pacotes de mensagens recebidos.

 Os resultados das simulações e suas respectivas análises são apresentados durante o trabalho, que também ressalta as avaliações sobre a metodologia utilizada e os resultados obtidos. Na última parte da dissertação, o autor apresenta conclusões gerais, considerações finais e contribuições, além de sugerir trabalhos que podem ser desenvolvidos, tendo como base a sua pesquisa.

 Na dissertação foram incluídos dois artigos científicos publicados no IEEE Xplore Digital Library e apresentados na 4th International Conference on Systems and Informatics (ICSAI 2017), que ocorreu em Hangzhou, Zhejiang, na China. Um dos artigos foi divulgado, por meio do Twitter, pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) – Power and Energy Society (PES) – Power System Communications & Cybersecurity Committee (PSCC).

 A dissertação está disponibilizada no Repositório Institucional da Unifei (Riunifei) e pode ser acessada pelo link: https://repositorio.unifei.edu.br/xmlui/handle/123456789/1249