Aluno da Unifei recebe prêmio de Iniciação Científica no XIX SBSR

Daniel Altino, graduando em Sistemas de Informação pela Unifei, orientado pela professora Vanessa Oliveira, recebeu um prêmio de Iniciação Científica no XIX SBSR.

 

 O aluno Daniel Altino Cotti Paredes, graduando em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e orientado pela professora Vanessa Cristina Oliveira de Souza, do Instituto de Matemática e Computação (IMC), recebeu o prêmio na categoria Iniciação Científica com o trabalho “Viabilidade da plataforma Google Earth Engine em pesquisas cafeeiras no sul de Minas Gerais”, durante o XIX Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR), que aconteceu de 14 a 17 de abril em Santos – SP.

 O evento teve como objetivo congregar a comunidade técnico-científica e o usuário empresarial das áreas de sensoriamento remoto e geotecnologias e de suas aplicações para a apresentação de trabalhos e debates sobre pesquisas, desenvolvimento tecnológico, ensino e política científica realizados no país e no mundo nos últimos dois anos.

 O trabalho do aluno visou analisar o uso da plataforma Google Earth Engine no mapeamento de regiões cafeeiras do sul do estado, devido à extrema importância econômica e financeira da cafeicultura no Brasil e, especialmente em Minas Gerais.

 Segundo o artigo produzido por Daniel, o mapeamento das lavouras cafeeiras por meio de geotecnologias tem sido objeto de estudo há vários anos, por diferentes grupos de pesquisadores. O valor cultural, social e econômico da cafeicultura para Minas Gerais é tal que o governo do Estado recentemente investiu em um mapeamento de todo seu parque cafeeiro.

 O Simpósio é organizado a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e pela Associação de Especialistas Latino-americanos em Sensoriamento Remoto (Selper Brasil) e reúne, todos os anos, diversos pesquisadores na área de sensoriamento remoto. Neste ano, o evento contou com palestras do Dr. Ramakrishna Nemani, pesquisador sênior do Laboratório de Previsão Ecológica (NASA Ames Research Center – EUA), e de Rodrigo Fanton, diretor geral da Airbus Defence and Space Brazil.

 Além de Daniel, o artigo apresentado tem como coautoras: Vanessa Cristina Oliveira de Souza, sua orientadora; Margarete Marin Lordelo Volpato, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) / Universidade Federal de Lavras (Ufla), e Helena Maria Ramos Alves, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) / Ufla.

 Para mais informações sobre o Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, os interessados devem acessar o link: http://sbsr.com.br/br/node/1379.