Alunos da UNIFEI e da USP desenvolvem cursinho online gratuito Nubo

O cursinho online gratuito Nubo foi desenvolvido com o intuito de democratizar o acesso à educação.

Arte veiculada no Facebook do cursinho Nubo.

Material de divulgação do cursinho com explicações do termo Nubo (Nuvem).

Evento online reúne integrantes do cursinho gratuito Nubo, iniciativa que surgiu a partir de uma parceria entre alunos da UNIFEI e da USP.

 

 O cursinho online gratuito Nubo – que, em Esperanto, significa nuvem – foi desenvolvido com o intuito de democratizar o acesso à educação a partir de uma parceria realizada entre alunos da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI); da Faculdade de Economia e Administração (FEA); da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH); da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e da Escola de Engenharia de Lorena (EEL), as quais pertencem à Universidade de São Paulo (USP). Além destas instituições de ensino, o Brasil Cursinhos e o Curso Assistencial Theodomiro Santiago (CATS) estiveram envolvidos no desenvolvimento do projeto.

 A iniciativa foi idealizada por conta do cenário atual da pandemia do novo coronavírus, considerando que os alunos envolvidos já participaram de projetos de cursinhos gratuitos em suas respectivas universidades e enfrentaram dificuldades durante esse momento de distanciamento social.

O cursinho online

 Apesar de ter a participação de alunos da UNIFEI e da USP, o Nubo não é um cursinho vinculado a nenhuma instituição específica. O projeto, que teve início em 2020 com a contribuição de 15 voluntários e, atualmente, conta com mais de 40 colaboradores no total, realiza oportunamente processos para selecionar novos interessados em lecionar.

 Em 2020, o cursinho contou com 950 inscrições de alunos do Ensino Médio de todo o Brasil. Ao fim da etapa de seleção, realizada a partir de critérios socioeconômicos, 545 estudantes, de 19 estados brasileiros, foram escolhidos para dar início ao projeto. Em 2021, o Nubo  pretende atender mil alunos de todas as unidades da Federação.

 Mesmo que a iniciativa tenha surgido por conta dos problemas enfrentados durante a pandemia da COVID-19, o Nubo continuará atuando mesmo após o fim desse período de distanciamento. O projeto foca em conteúdos voltados para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A ideia é continuar ajudando alunos de todo o Brasil na preparação para as provas de forma virtual.

 Para saber mais sobre o cursinho Nubo, acesse sua página no Facebook – https://www.facebook.com/cursinhonubo – e confira também um material de divulgação sobre ele em: https://www.terra.com.br/noticias/coronavirus/universitarios-organizam-o-nubo-cursinho-gratuito-para-todo-o-brasil,0a39efe6276ad0fb4d609778ad36142898vhx4wq.html