Alunos do PET Engenharia de Produção aplicam o Programa 5S no NEaD Unifei

Os servidores do NEaD receberam da equipe do PET Engenharia de Produção um treinamento do programa 5s.

Trabalhar e despertar os sensos de utilização, organização, limpeza, padronização e disciplina são os princípios do chamado ‘Programa 5s’. Por meio da iniciativa da professora Cláudia Eliane da Matta, coordenadora do Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), e do professor Carlos Henrique Mello, coordenador do PET Engenharia de Produção da Unifei, um treinamento prático foi realizado com a equipe da Secretaria do NEaD, aplicando-se os conceitos do ‘5S’.

O ‘5S’ é uma das ferramentas do pensamento Lean, um novo paradigma de liderança e de gestão que está revolucionando o mundo empresarial e que ajuda a criar a cultura da disciplina, identificar problemas e gerar oportunidades para melhorias. A proposta é reduzir o desperdício de recursos e espaço de forma a aumentar a eficiência operacional.

No dia 11 de dezembro, alunos que integram a Equipe de Treinamentos do Programa de Educação Tutorial (PET) de Engenharia de Produção concluíram os trabalhos iniciados em setembro. As servidoras do NEaD relataram que o treinamento foi essencial para que pudessem organizar melhor as atividades e os espaços de trabalho. A partir dessa iniciativa, segundo os alunos, outros departamentos da Instituição poderão ser visitados para a aplicação dos conceitos de 5S.

Sobre a experiência, a gerente da Equipe de Treinamentos do PET, Aline Venâncio, avaliou como positiva e desafiadora, por ser realizada em um ambiente diferente do de produção. “Nós gostamos muito da aplicação na Secretaria do NEaD, pois nos possibilitou trabalhar com pessoas de diferentes ambientes de trabalho, e isso nos ajudou a melhorar nossa comunicação e relacionamento interpessoal. Por estarmos mais acostumados com um ambiente de produção, foi uma experiência totalmente nova”, disse Aline.

O PET Engenharia de Produção tem ainda outras equipes que oferecem cursos e treinamentos em outras áreas, como os de Excel e de SolidWorks, por exemplo. Todos os integrantes do PET participam dessas equipes e desenvolvem alguma pesquisa de iniciação científica.

Para conhecer mais o projeto, os interessados devem acessar o site: petproducao.unifei.edu.br, ou as redes sociais: facebook.com/petproducaounifei. O e-mail de contato é: petproducao@unifei.edu.br.

A íntegra da matéria original veiculada no site do NEaD sobre o assunto está disponível em: https://nead.unifei.edu.br/component/content/article?id=397