Alunos e professores da Unifei realizam projeto “O Mundo da Aeronáutica”

Foi realizado na Unifei o primeiro encontro do Projeto de Especialidades Aeronáuticas “O Mundo da Aeronáutica”.

O primeiro encontro contou com diversas atividades lúdicas e palestras educativas.

A iniciativa conta com o apoio da liderança adulta do 4° Grupo de Escoteiros de Itajubá.

O projeto tem como objetivo trabalhar com crianças, adolescentes e jovens, levando-os a diversas práticas aeronáuticas.

Os demais encontros terão o auxílio de alunos da Unifei, que conduzirão as atividades, e a supervisão dos professores envolvidos no projeto.

 Com participação de alunos e professores da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), foi realizado no dia 5 de maio, o primeiro encontro do Projeto de Especialidades Aeronáuticas “O Mundo da Aeronáutica”. O evento contou com a colaboração dos professores Patrícia da Silva Lopes Alexandrino, coordenadora do curso de Engenharia Mecânica Aeronáutica, e Bruno Silva de Sousa, ambos do Instituto de Engenharia Mecânica (IEM), e do 4° Grupo de Escoteiros de Itajubá, chefiado por Ricardo Bueno.

 Trata-se de uma atividade de extensão social aprovado no edital Proex 01/2018, de fomento de projetos sociais e culturais, que tem como objetivo trabalhar com crianças, adolescentes e jovens e levá-los às diversas práticas aeronáuticas nos campos de conhecimento do Aeromodelismo, Astronáutica, Astronomia, História Aeroespacial, Mecânica Aérea, Meteorologia, Navegação Aérea, Observação Aérea, Planador, Plastimodelismo, Radioamadorismo e Técnica Aeronáutica, fazendo uma introdução à ciência e tecnologia no mundo da aeronáutica.

 O primeiro encontro, realizado nas dependências do campus sede da Unifei, contou com diversas atividades lúdicas e com palestras educativas sobre os conceitos da Mecânica Aérea, a fim de desenvolver, nas crianças e nos adolescentes, o gosto e a paixão pela aeronáutica. Nos próximos encontros, o conhecimento aeronáutico será transmitido por meio de uma metodologia ativa, ou seja, os participantes deverão aprender fazendo.

 Ao longo do ano, os demais encontros terão o auxílio de discentes da Unifei, que conduzirão as atividades, e a supervisão dos professores envolvidos no projeto. Também contarão com o apoio da liderança adulta do 4° Grupo de Escoteiros de Itajubá, que possui experiência em atividades relacionadas a outros temas. A iniciativa surgiu da necessidade dessa liderança em implementar e apresentar o contexto aeronáutico aos participantes do Movimento dos Escoteiros na Unidade Local de Itajubá.

 Para mais informações, os interessados deverão acessar o link: https://www.facebook.com/OMUNDODAAERONAUTICAUNIFEI/.