Alunos e professores da Unifei têm a oportunidade de conhecer e participar de projeto da Airbus

Alunos e professores da Unifei conheceram o projeto Fly Your Ideas, promovido pela Airbus.

 O site do Sistema Fiemg apresentou, em 09 de agosto, matéria sobre alunos e professores da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) que tiveram a oportunidade de conhecer o desafio “Fly Your Ideas”, um concurso promovido pela Airbus, com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e aberto para participantes do mundo inteiro, com o foco em promover soluções em inovação para o setor aeroespacial.

 Segundo o material veiculado, o desafio Fly Your Ideas foi apresentado por Renan Lima, gerente de projetos da empresa Hélicópteros do Brasil S. A. (Helibras), subsidiária da divisão de helicópteros do Airbus Group e cuja unidade fabricante está sediada em Itajubá. A competição vai premiar as melhores ideias desenvolvidas por alunos universitários nos temas: Eletricidade, Data Center, Segurança Online, Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Realidade Aumentada.

 Na matéria divulgada, Pedro Casasanta, analista de projetos da Fiemg, disse que além da aproximação entre indústria e universidade, o desafio é uma grande oportunidade para os alunos, já que terão a chance de ver um projeto realizado por eles sendo apoiado por uma empresa referência no setor, que é a Airbus, além de ter suas ideias aplicadas em soluções para a indústria. “Esperamos que muitos projetos sejam apresentados e que as ideias possam ser materializadas pelas indústrias locais. Outras inciativas serão mapeadas”, afirmou o analista, no material veiculado.

 O encontro foi promovido pelas empresas participantes do Projeto Procompi Metal Mecânico de Itajubá e conta com o apoio do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Itajubá (Simmmei), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais  (Sebrae MG) e da Prefeitura de Municipal de Itajubá. “Foi uma ótima interação com a Universidade e também com os alunos, que já fazem projetos na área de tecnologia e inovação”, afirmou William Wanaguidawa, da Sensymed Equipamentos Médicos Ltda., integrante do Procompi, na matéria apresentada.

 A apresentação do projeto da Airbus contou também com a participação do professor Bruno Silva de Sousa, do Instituto de Engenharia Mecânica (IEM), responsável pela Liga dos Projetos Tecnológicos da Unifei; de alunos representantes das equipes de Projetos Acadêmicos de Competição Tecnológica, como Tamires Gomes Targino, diretora da Ex Machina; Bruno Vitiello do Amaral, diretor da Uirá Aerodesign; Rafael Ribeiro Paiva, diretor da Saci Baja SAE, e Bruno Felipe Guimarães, da Uai!rrior, e das alunas Ana Carolina Baesso Reis e  Rafaela Maria Lopes de Almeida, representantes do Centro Acadêmico de Engenharia Mecânica (Camec).

 Também foi informado que para o Procompi – uma parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Sebrae para elevar a competitividade das empresas industriais de menor porte, por meio do estímulo à cooperação entre as empresas, à organização do setor e ao desenvolvimento empresarial e territorial – os principais ganhos dessa aproximação são: acesso às principais linhas de pesquisa, desenvolvimento de produtos, mão de obra capacitada e pesquisa aplicada a novos projetos.

 O Sistema Fiemg, responsável pela veiculação da matéria, é composto pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), o Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais (Ciemg), o Serviço Social da Indústria (Sesi), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL). A íntegra do material veiculado no site do Sistema Fiemg pode ser acessada em: https://www7.fiemg.com.br/noticias/detalhe/universitarios-mineiros-tem-a-oportunidade-de-realizar-projetos-para-a-airbus

Sobre o Fly Your Ideas

 De acordo com informações do site www.airbus-fyi.com, a Airbus lançou o Fly Your Ideas em 2008 para envolver universidades e estudantes de todo o mundo. Desde 2012, a Unesco é parceira desta competição.

 Segundo a veiculação, a Airbus Fly Your Ideas é uma competição global que desafia os estudantes de todo o mundo a inovar para o futuro do setor aeroespacial. Para a competição de 2019, o foco está no uso das mais recentes tecnologias digitais para criar soluções inteligentes para um mundo mais seguro, mais limpo e mais conectado.

 O desafio é composto por etapas, sendo a primeira delas denominada Registration & Challenge Discovery, que ocorre de junho a setembro de 2018. Esta primeira etapa é composta pela inscrição dos participantes no site e o desenvolvimento da ideia. A segunda etapa, chamada Round 1: Ideation, ocorrerá de setembro a novembro de 2018, e é o período no qual os projetos serão registrados e enviadas para avaliação.

 De dezembro de 2018 a março de 2019, as 50 melhores ideias serão selecionadas para o Round 2: Idea Development & Mentoring, no qual os grupos selecionados passarão por uma série de mentorias realizadas por membros da Airbus, a fim de contribuir para um melhor desenvolvimento do projeto inicial. Por fim, de maio a junho de 2019, os seis grupos finalistas participarão da The Live Final na sede da Airbus em Toulouse, na França, com todos os custos pagos pela empresa, e irão apresentar seus projetos para os avaliadores. A melhor ideia levará para casa o total de €45,000.

 O material apresentado no site afirma que este é um momento rápido e emocionante para o setor aeroespacial e que o Fly Your Ideas é uma oportunidade única para estudantes do mundo inteiro ativarem seu espírito pioneiro. Contando com o apoio dos funcionários da Airbus, os alunos são incentivados a pensar grande, ter ousadia e ajudar a transformar o mundo do setor aeroespacial.

 A divulgação também informa que, desde 2008, mais de 20.000 alunos se inscreveram para o Fly Your Ideas em mais de 650 universidades e 100 países em todo o mundo, com mais de 400 funcionários da Airbus oferecendo seu tempo para apoiar a competição.

 As inscrições continuam abertas para qualquer aluno universitário até setembro de 2018. Para mais informações sobre a iniciativa, os interessados devem acessar: http://www.airbus-fyi.com/