Artigo de doutoranda da Unifei premiado como melhor trabalho de Logística será publicado em edição especial da Revista Transportes

Roberta e o professor Renato receberam o prêmio da professora Helena Cybis (à esquerda) e do professor Flávio Cunto (ao centro), respectivamente presidente e diretor científico da Anpet, durante cerimônia realizada em Gramado – RS.

A aluna Roberta Alves, do Programa de Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Itajubá (Unifei), que recebeu o Prêmio Anpet de Produção Científica por apresentar o melhor trabalho na área de Logística no 32º Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, terá seu artigo publicado ainda neste ano em edição especial da Revista Transportes, periódico técnico-científico nacional publicado pela Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (Anpet), assim como os demais textos premiados.

O congresso é o maior evento da comunidade técnico-científica brasileira de Engenharia de Transportes, e a sua 32ª edição, realizada em novembro de 2018 em Gramado – RS, reuniu mais de 500 pesquisadores e profissionais de todo o Brasil e exterior. A cada ano, o Prêmio Anpet de Produção Científica é concedido aos melhores trabalhos das áreas de Engenharia de Transportes.

O trabalho premiado tem por título “Modelo de Simulação Baseado em Agentes para Avaliar Política de Distribuição de Cargas Urbanas do E-Commerce” e traz resultados parciais da tese de doutorado de Roberta, orientada pelo professor Renato da Silva Lima, do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG). A tese busca avaliar a dinâmica de entregas urbanas de encomendas provenientes do comércio eletrônico, e no trabalho foram analisadas as opções para instalação de entregas automáticas, conhecidas em Inglês como pick-up points, na região central de Belo Horizonte – MG.

Segundo Roberta, “o comércio eletrônico tem apresentado grande crescimento nos últimos anos, e as estações de entrega automáticas são uma alternativa mais sustentável para receber as compras realizadas no e-commerce, pois diminuem o número de viagens de veículos de entrega em ambiente urbano”. A doutoranda entende que “isso pode ajudar o meio ambiente, já que reduz a emissão de gases poluentes dos próprios veículos de entrega e também o congestionamento em cidades com trânsito mais intenso”.

O orientador da doutoranda comentou sobre a pesquisa desenvolvida. “O trabalho aborda um assunto bastante atual e importante de logística urbana, que também vem sendo estudado em centros de referência internacionais, como o Rensselaer Polytechnic Institute (RPI), nosso parceiro nesse trabalho, em aplicações em Nova Iorque e também pela própria Amazon. É um orgulho para o Laboratório de Logística, Transportes e Sustentabilidade (LogTranS) o reconhecimento da Anpet por meio desse prêmio”, disse o professor Renato Lima.

Além de Roberta e do seu orientador, o artigo teve como coautores o professor Alexandre Ferreira de Pinho, também do IEPG, e o professor Jose Holguín-Veras, do Center for Infrastructure, Transportation and the Environment do Rensselaer Polytechnic Institute, de Nova Iorque, Estados Unidos.

Mais detalhes sobre a pesquisa desenvolvida pela doutoranda podem ser obtidos junto ao Laboratório de Logística, Transportes e Sustentabilidade (LogTranS) do IEPG. Para mais informações sobre o 32º Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, os interessados podem acessar o link: http://www.anpet.org.br/32anpet/index.php/pt/anais-site.