Artigo sobre modelos de transformadores de potência para estudos de transitórios eletromagnéticos em alta frequência é apresentado em conferência na França

O professor Benedito Donizeti Bonatto, da Unifei, apresentou artigo técnico-científico na IPST 2019, em Perpignan, na França.

 O professor Benedito Donizeti Bonatto, do Instituto de Sistemas Elétricos e Energia (ISEE) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), apresentou o artigo técnico-científico Black-Box Modeling of Power Transformers at High Frequencies – Modelos de transformadores de potência para estudos de transitórios eletromagnéticos em alta frequência – no evento International Conference on Power Systems Transients (IPST), que ocorreu em Perpignan, na França, entre os dias 16 e 20 de junho.

 O artigo é resultado de pesquisas e estudos da aluna de doutorado Gabriela Sampaio Rêma, sob orientação do professor Benedito Donizeti Bonatto e co-orientação do professor Antonio Carlos Siqueira de Lima, do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ambos membros do Instituto Nacional de Energia Elétrica (Inerge). Além da doutoranda e de seus orientadores, o artigo tem sete coautores.

 O trabalho foi apoiado em parte pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pelo Programa de Apoio à Pós-Graduação (Proap) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Também contou com o apoio, estratégico e operacional, de pesquisadores do Centro de Pesquisas em Energia Elétrica (Cepel), do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da empresa Furnas para a realização de medições da resposta em frequência e modelagem de transformador de potência de 200 MVA, 500/√3 / 138/√3 / 13,8kV instalado em subestação do setor elétrico brasileiro.

 Para o professor Bonatto, a busca da excelência na pesquisa científica, tecnológica e consequentes publicações em nível nacional e internacional contribuem para o desenvolvimento social, econômico e cultural do país, além de estar coerente com as estratégias de internacionalização da Unifei. Ele avalia que sua participação no evento e a apresentação do trabalho técnico-científico contribuíram para a disseminação do conhecimento e terá impacto no ensino de graduação e pós-graduação.

A conferência na França

 Cerca de 250 pessoas participaram do evento, com workshop, exposição de fabricantes, visitas técnicas e interação entre professores, alunos e empresários, sendo que 111 artigos técnico-científicos foram apresentados por importantes especialistas e pesquisadores de vários países do mundo.

 Ao lado do Canadá, o Brasil obteve destaque com o segundo lugar em número de artigos aceitos no evento entre mais de 30 países. A próxima conferência IPST 2021 acontecerá em Belo Horizonte – MG, sendo uma oportunidade para publicações conjuntas de pesquisadores brasileiros neste importante evento internacional.

 A IPST acontece desde 1993 e ocorre a cada 2 anos. A edição deste ano contou com o apoio da RTE – Le Réseau de Transport d’Électicité, empresa operadora do sistema de transmissão francês; e das empresas EMTP, Opal-RT PSCAD, e Siemens. Os comitês Técnico, Diretor e Local do IPST 2019 foram compostos por pesquisadores de renome mundial, com atuação na área de transitórios em diversos países.

 O evento é destinado aos profissionais em todos os tópicos relacionados ao estudo de fenômenos transitórios em sistemas de energia elétrica e oferece uma plataforma para o intercâmbio de informações científicas e técnicas relacionadas a este assunto.

 Mais informações sobre os artigos apresentados nas edições do IPST podem ser consultadas no link: http://www.ipstconf.org/.