
A Bateria Danada iniciou suas atividades há 20 anos, fazendo animação da torcida durante jogos em que participam atletas da Unifei.

Todos os anos, a Bateria Danada realiza ações na Unifei e em instituições de Itajubá e região.

A Bateria é formada por uma diretoria administrativa e uma rítmica, e possui atualmente cinco vertentes.

As ações sociais da Bateria são realizadas com o objetivo de estreitar os laços com a comunidade.

A diretoria social da Bateria foi instituída em 2013 e desde então realiza ações todos os anos na Unifei e em instituições de Itajubá e região.
A Bateria Danada da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) vem realizando ações sociais durante todo o ano de 2019. Ela iniciou suas atividades há 20 anos, fazendo animação da torcida durante jogos em que participam atletas da Universidade. Sua diretoria social foi implementada em 2013 e, desde então, a Danada realiza ações todos os anos na Unifei e em instituições de Itajubá e região.
Segundo os seus membros, as ações sociais são realizadas com o objetivo de estreitar os laços dos alunos da Unifei com a região e são uma forma de retribuir e agradecer à comunidade por tudo aquilo que os alunos desfrutam ao longo da formação. “Percebemos que, muitas vezes, os alunos vivem em uma ‘bolha’, formada por seus colegas de classe e professores, e acabam não vendo a realidade em que a cidade se encontra. Por isso buscamos integrar e deixar nossa marca por Itajubá”, afirmou Bianca Rodrigues, copresidente da Bateria Danada.
Em 2019, a Bateria realizou visitas ao asilo Lar da Providência de Itajubá, promovendo uma tarde da pizza, quando seus membros levaram os ingredientes e confeccionaram as pizzas, além de uma tarde de jogos com os internos, e também à Vila Vicentina, para passar uma tarde com outros idosos de Itajubá que lá residem.
A Danada também visitou a Creche Lar de Meimei, onde os membros realizaram brincadeiras com as crianças, e a Instituição Irmãos de Rua, projeto que fornece alimentação para moradores de rua todos os dias da semana de forma gratuita, sendo que seus membros foram até o local do projeto, prepararam e serviram o jantar aos atendidos.
A Bateria também esteve no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Nair Prado, onde seus membros passaram uma tarde brincando com as crianças. Eles visitaram ainda a ONG Resgacti, em Piranguinho – MG, e ajudaram a dar banho nos cachorros, além de divulgar o trabalho realizado.
Outras atividades realizadas foram a promoção da campanha de conscientização para prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) em parceria com os funcionários e a enfermeira chefe da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Cruzeiro, em Itajubá, e a campanha de arrecadação de 25,5 toneladas de alimentos ao longo deste primeiro semestre, em parceria com a Prefeitura de Itajubá.
A Bateria Danada é formada por uma diretoria administrativa e uma rítmica, e possui cinco vertentes: a Bateria Show, que realiza apresentações em eventos, normalmente em parceria com uma banda, com um repertório que inclui músicas atuais e sambas, entre outros estilos, adaptados aos instrumentos do grupo; a Bateria Jogo, em que os membros tocam nos jogos promovidos pela Universidade, como Eduni, Interreps e InterUnifei, tendo como principal objetivo animar a torcida e o time; a Bateria de Desafio, na qual seus membros participam de torneios regionais, como o Baterias Universitárias do Vale (Buva), e nacionais, como o Interbatuc; a Bateria Escolinha, em que os veteranos ensinam os novatos no grupo sobre os instrumentos e como tocá-los; e a Danada de Lata, um projeto social da Bateria Danada que surgiu em 2013 e ensina ritmo para crianças utilizando materiais recicláveis. Segundo os membros, qualquer pessoa da comunidade Unifei pode participar das atividades da Bateria Danada.
De acordo com Bianca Rodrigues, é de extrema importância que projetos e ações sociais sejam realizados por membros da Unifei justamente para promover uma conexão entre a população itajubense e os alunos. “Mais importante ainda, esta é uma forma de conscientização para os alunos de que atos simples têm o poder de ajudar um grande número de pessoas. Não é necessário dinheiro nem nada muito elaborado. Muitas vezes, apenas dedicando algumas horas, já se pode fazer feliz o dia de alguém, dando relevância a pequenas causas que carecem de apoio e reconhecimento, e isso vem a ser extremamente gratificante. A área social da Bateria espera que com essas ações vire cultura ajudar o próximo e que isso seja disseminado pela Universidade cada vez mais”, afirmou ela.
Mais informações sobre a Bateria Danada e suas ações sociais podem ser acessadas no link: https://www.facebook.com/bateriadanada.unifei/.