Beyond Rocket Design e a Fundação Asimo organizam 1º Festival Itajubense de Foguetes d’Água

Crianças do quinto ano do ensino fundamental das escolas públicas de Itajubá participaram do 1º Festival Itajubense de Foguetes d’Água.

Alunos confeccionando os foguetes utilizando garrafas PET.

No final do evento, além de levarem os foguetes para a casa, os alunos receberam medalhas.

Os foguetes de garrafas PET produzidos pelos alunos foram lançados no Parque Municipal de Itajubá.

Lançamento de foguetes no Parque Municipal de Itajubá.

Um dos Projetos Acadêmicos de Competição Tecnológica da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), a equipe Beyond Rocket Design, juntamente com a Fundação Asimo, organizou o 1º Festival Itajubense de Foguetes d’Água. O evento aconteceu nos dias 1º e 2 de outubro no Teatro Municipal Christiane Riera e proporcionou às crianças do quinto ano do ensino fundamental das escolas públicas de Itajubá construírem e lançarem foguetes de garrafa PET.

Cerca de 900 crianças acompanhadas de seus professores puderam participar. Além disso, 60 pessoas se voluntariaram para ajudar no evento e levar alegria e conhecimento para os estudantes.

O projeto surgiu da ideia dos integrantes da Fundação Asimo, que já fazem trabalhos sociais em escolas públicas. O principal objetivo do Festival foi mostrar aos alunos que eles são capazes de desenvolver algo novo e que podem sonhar com a possibilidade de estudar em uma universidade como a Unifei.

Interessada por essa ideia, a Beyond Rocket Design se uniu à Fundação e, juntas, decidiram desenvolver o evento com foguetes de garrafa PET, um projeto simples, mas que promove o conhecimento, o esforço e a interação dos participantes.

A equipe organizadora buscou apoio na Prefeitura Municipal de Itajubá, mantendo contatos com as secretarias de Educação e de Cultura e Turismo, que abraçaram a ideia e resolveram toda parte burocrática, divulgando o evento nas escolas públicas do município e disponibilizando o espaço para sua realização. O Festival contou também com o apoio de patrocinadores e voluntários.

A abertura e o encerramento do Festival aconteceram no Teatro Christiane Riera. Já no Parque Municipal, que fica próximo e possui um espaço propício para a atividade proposta, houve a produção e o lançamento dos foguetes.

No primeiro dia do evento, as crianças focaram seus esforços para construir e pintar os foguetes e os professores e voluntários colaboraram para que as atividades propostas se realizassem com êxito.

O segundo dia foi dedicado ao lançamento dos foguetes, o que garantiu a diversão das crianças. No final do evento, todos os alunos participantes receberam uma premiação com medalhas e puderam levar para a casa os materiais confeccionados.

Além da Beyond Rocket Design, outros projetos da Unifei participaram do evento, como Atlética, Black Bee Drones, Enactus, Engenheiros da Alegria, Engenheiros sem Fronteiras, ONG Amigos de Itajubá, Quitrupe e Uirá Aerodesign.

A equipe organizadora agradeceu à Prefeitura Municipal de Itajubá, ao Ateliê do Software, a todos os patrocinadores e voluntários e ao professor Carlos Eduardo Corrêa Molina, do Instituto de Engenharia Mecânica (IEM), pelo apoio à iniciativa.

Com a realização do evento, a equipe Beyond Rocket Design pôde mostrar às crianças que elas são capazes de desenvolver algo novo, de trabalhar em equipe e, quem sabe, daqui a uns anos, fazer parte da Unifei.

Sobre a Beyond Rocket Design

A Beyond Rocket Design foi criada no final de 2015. Ela nasceu da motivação de haver um grupo de alunos engajados a desenvolver um projeto de impacto nacional e novas tecnologias. Sendo assim, o desafio era saber qual projeto desenvolver, e a resposta foi bem simples: foguetemodelismo.

A equipe tem como missão de colaborar para o crescimento e expansão do setor aeroespacial no Brasil, popularizar o foguetemodelismo, apresentar a importância deste setor para o progresso de setores tecnológicos estratégicos do país e auxiliar o meio acadêmico a se desenvolver nas áreas de pesquisa que o modelismo de foguetes proporciona. Sua meta atual é construir um foguete com o alcance de 3 quilômetros, para a participação na competição Space Sport, que acontece nos Estados Unidos, e, no futuro, desenvolver um foguete de 30 mil pés.

A Beyond Rocket Design já levou o nome da Unifei para algumas competições, como o Festival Brasileiro de Minifoguetes, que acontece em Curitiba – PR. A competição é uma iniciativa da Associação Brasileira de Aeromodelismo (BAR), que fomenta pesquisas e competições de equipes de minifoguetes do Brasil. O projeto abrange a competição para equipes do ensino fundamental e médio e se divide em categorias de acordo com o alcance de cada minifoguete e com a potência de seu motor. Em 2017, a equipe, conquistou o segundo lugar na categoria Apogeu 200 metros e o terceiro lugar na categoria Apogeu 100 metros.

Outro evento de que a equipe já participou é a Competição Brasileira Universitária de Foguetes (Cobruf), uma iniciativa da Associação Cobruf, que tem o objetivo de expandir ainda mais as pesquisas no setor aeroespacial. A disputa possui 24 equipes universitárias participantes e proporciona a visibilidade das pesquisas realizadas pelas equipes competidoras.

Em 2017, a Beyond Rocket Design conquistou o segundo lugar na Cobruf, após a apresentação ser feita por videoconferência, sendo a primeira equipe a fazer uma apresentação online para o centro de lançamento.

A equipe sempre busca se aproximar dos alunos e dos setores espaciais, com o intuito de aprender novas dinâmicas e mostrar o trabalho por ela desenvolvido. E para saber mais sobre a Beyond Rocket Design, os interessados devem utilizar o e-mail rocketdesign.beyond@gmail.com ou acessar os links: