Boas práticas de ensino durante o Regime de Tratamento Excepcional – RTE-UNIFEI (Parte 2)

Utilização do Google Meet para organizar os discentes em equipes na realização de atividades.

Utilização do YouTube para disponibilizar conteúdo para os discentes.

Utilização de duas câmeras para facilitar a exposição de conteúdos.

Utilização de lousa digital.

 

 Desde a implantação do Regime de Tratamento Excepcional (RTE) nos cursos presenciais de graduação da UNIFEI em 06/04/2020, os professores da universidade têm se empenhado na tarefa de acompanhar e orientar os discentes nos estudos remotos. Cerca de 80% das disciplinas de graduação da UNIFEI são oferecidas aos alunos remotamente. Uma pesquisa realizada pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG) mostrou que os docentes da instituição utilizam o SIGAA, o Google Classroom e o Moodle como principais plataformas para postar conteúdos. A ferramenta Google Meet também é intensamente utilizada para a realização de encontros virtuais com os discentes.

Google Meet e aprendizagem colaborativa

A professora Renata dos Santos, do Instituto de Ciências Puras e Aplicadas (ICPA), do Campus de Itabira, leciona Língua Portuguesa I e utiliza algumas ferramentas para desenvolver estratégias em metodologias ativas. Em uma destas, com foco na aprendizagem colaborativa, utilizou o Google Meet para organizar os discentes em equipes na realização de atividades da disciplina. A professora trabalha com várias salas virtuais ao mesmo tempo, cada sala com uma das equipes.

Canal de vídeos sobre conteúdos didáticos

O professor Anderson de Assis Morais, do ICPA, possui um canal no YouTube em que disponibiliza vídeos próprios para os discentes da disciplina de Ciências do Ambiente.  O canal pode ser acessado por meio do link

https://www.youtube.com/channel/UC9vebE3NCPKT845VbgMxU5Q.

Atividades baseadas em PBL e simulações computacionais

Os professores Benedito Donizeti Bonatto e Camila Paes Salomon, do Instituto de Sistemas Elétricos e Energia (ISEE), do campus de Itajubá, utilizam o Moodle para lecionar a disciplina Modelagem e Análise de Sistemas Dinâmicos. Além das reuniões virtuais com os alunos e de atividades de avaliação formativa disponibilizadas semanalmente no Moodle, os professores incentivam o trabalho colaborativo em equipe por meio de atividades baseadas em PBL (Project Based Learning) e o uso de ferramentas de simulação computacional on-line como as disponíveis no endereço

https://phet.colorado.edu/es/simulations/category/physics. 

Duas câmeras para facilitar a exposição de conteúdos  

O professor Rodrigo Maximiano Antunes de Almeida, do Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação (IESTI), do campus de Itajubá, utiliza duas câmeras reunidas em uma única tela, por meio do Open Broadcaster Software (https://obsproject.com/pt-br), para ministrar as aulas da disciplina Sistemas Operacionais Embarcados. Isto permite apresentar o conteúdo teórico e fazer uma exposição prática das implementações reais. 

Lousa digital no ensino de Geometria Analítica

O professor Maicon Sônego, do Instituto de Matemática e Computação (IMC), do campus de Itajubá, utiliza uma lousa digital para realizar cálculos e apresentar conceitos da disciplina de Geometria Analítica aos discentes. A lousa é utilizada conjuntamente com um software gratuito chamado Openboard (https://openboard.ch/download.en.html) que possibilita ao docente utilizar vários recursos visuais para enriquecer as explicações.

Apoio do CEDUC

O Centro de Educação da UNIFEI (CEDUC) disponibilizou um acervo de materiais para auxiliar os docentes na preparação de suas aulas e também promoveu encontros virtuais para a discussão de práticas de ensino. Nestes encontros os docentes puderam compartilhar suas experiências e dificuldades em relação ao ensino remoto.

Visite a página do CEDUC: https://ceduc.unifei.edu.br/

Assista aos webinars do CEDUC nos links abaixo:

 Metodologias ativas e tecnologias no ensino remoto

https://ceduc.unifei.edu.br/formacao/webinar-metodologias-ativas/

Avaliação em Disciplinas Remotas

https://ceduc.unifei.edu.br/formacao/webinar-avaliacao-remota/

I Encontro de Docentes Unifei – Semana de Formação RTE

https://ceduc.unifei.edu.br/formacao/i-encontro-de-docentes-unifei-semana-de-formacao-rte/

Palavra da Administração 

A UNIFEI monitora todas as ações referentes ao RTE e realiza as intervenções necessárias quando são identificados problemas. Já foram abertos editais para fornecer notebooks e internet para os alunos, também foram realizadas alterações nas normas do RTE em função de demandas dos estudantes e dos professores. Além disso, já foram feitas alterações nos índices de desempenho para os alunos não serem prejudicados, entre outras decisões.

Sabemos que não é fácil para os docentes, alunos e familiares, mas precisamos trabalhar juntos. Não se sabe ainda por quanto tempo estaremos impedidos de praticar o ensino presencial nas universidades, mas já sabemos que aquelas instituições que ainda não realizam ensino remoto devem iniciar no segundo semestre. Lembramos que a UNIFEI disponibiliza atendimento psicológico para auxiliar os alunos que se sentirem afetados por tantas mudanças e que vamos fazer intervenções no modelo do RTE sempre que necessário.