Carta em apoio à Ciência e solidariedade às famílias e amigos das vítimas da COVID-19

 As cidades que abrigam os campi da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), assim como o restante do Brasil, ainda relatam diariamente novos casos, internações e mortes devidos à pandemia de COVID-19. Já são mais de 529.000 vidas perdidas em nosso país, das quais mais de 730 ocorreram nos municípios de Itajubá e Itabira.
 Em razão desses números alarmantes, a comunidade da UNIFEI expressa sua solidariedade às famílias que perderam seus entes queridos para essa doença, com votos de que a dor dessa perda possa ser, de algum modo, reconfortada e de que a vida seja cada vez mais valorizada.
 A pandemia tomou proporções desastrosas em nosso país e afetou diferentes setores da sociedade, porém valorizar a Ciência e seguir as recomendações da comunidade científica são o único caminho para sairmos do terrível cenário que se instalou no Brasil e em todo o mundo.
 Mesmo com todas as restrições impostas pela pandemia, as instituições de Ensino e Pesquisa continuam desempenhando o seu compromisso com a sociedade nas diversas frentes de combate ao coronavírus. É graças ao trabalho dessas instituições que temos testes para diagnóstico, protocolos de segurança sanitária e vacinas contra a COVID-19, os quais renovam as nossas esperanças por tempos melhores.
 Um país soberano, desenvolvido e socialmente igualitário valoriza sua produção científica e suas instituições de Ensino e Pesquisa, não somente pelos aportes de verbas, mas, principalmente, pelo respeito aos profissionais, professores, cientistas e técnicos que trabalham pelo bem da humanidade. Esperamos que o mesmo aconteça no Brasil.
 A UNIFEI, como Instituição Pública de Ensino, Pesquisa e Extensão, reitera a importância do uso de máscaras, do distanciamento social e, principalmente, do comparecimento da população para vacinar-se com todas as doses necessárias para a completa imunização, pois entende que a vacinação é a principal forma de proteção contra uma série de doenças letais, inclusive a COVID-19.
 Estamos em luto pelas vidas que foram perdidas para a COVID-19, mas esperançosos de que a vacinação nos traga um futuro melhor, muito em breve!

Conselho Universitário – CONSUNI

Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI

08 de julho de 2021 – Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador.