Centro de Empreendedorismo da Unifei sedia Rodada de Negócios entre startups de Itajubá e Unilever

Durante a Rodada de Negócios realizada no Centro de Empreendedorismo da Unifei, as startups incubadas e graduadas da Incit apresentaram seus produtos e serviços aos executivos da Unilever.

O Centro de Empreendedorismo da Unifei (CEU), ligado ao Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG) da Universidade Federal de Itajubá, e a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá (Incit) promoveram uma Rodada de Negócios entre startups do município e a empresa Unilever, de Pouso Alegre, no dia 19 de fevereiro, de acordo com material da Agência Contexto, veiculado no site da Incit.

A Rodada foi realizada nas dependências do CEU, na Unifei, e durante o evento, as empresas incubadas e graduadas da Incit puderam apresentar seus produtos e serviços aos executivos da Unilever. Na matéria publicada, o gerente da Incit e diretor da Associação para Inovação e Empreendedorismo de Itajubá (Inovai), Maurício de Pinho Bitencourt, comentou sobre possibilidade de acordos comerciais entre algumas das startups e a empresa, uma multinacional de bens de consumo, como alimentos, bebidas, produtos de limpeza e produtos de higiene pessoal. “Vejo que o encontro foi bastante produtivo, pois uniu a Unilever com as startups da região. Agora, o resultado será medido pelo número de negócios entre essas empresas”, disse ele.

De acordo com o material veiculado, para o coordenador de Tecnologia e Inovação da Unilever, Leonardo Magalhães, o encontro foi interessante e proveitoso. “De uma forma geral, a manufatura 4.0 e toda essa questão de como as startups estão se desenvolvendo rapidamente podem ajudar diretamente as empresas a reduzirem seus custos de produção”, defendeu Magalhães.

Ele também disse que “a Unilever é uma empresa de vanguarda; almeja sempre estar à frente, quer ser a primeira a vir nesse modelo, quer ver a oportunidade de aplicar a inteligência artificial, a inteligência cognitiva e outros projetos na sua aplicação normal”. Para ele, a “Rodada de Negócios é extremamente importante para manutenção de negócios e é um caso de sobrevivência”.

Na veiculação feita pela Incit, Rodrigo Argüeso, diretor da startup Safe Trace, graduada pela Incit, disse que a Rodada de Negócios foi importante por proporcionar um contato direto entre uma grande companhia e as startups. “Esse evento teve destaque de duas formas principais: a primeira delas é que mostrou para as startups como pensam e se comportam os executivos de uma grande companhia; já pelo lado da Unilever, essa reunião foi importante, pois o ambiente empreendedor das startups é extremamente inovador e pode encontrar soluções para grandes empresas que o segmento de Pesquisa e Desenvolvimento interno nem imaginavam”, detalhou Argüeso.

O material também informa que, devido ao sucesso da Rodada de Negócios, a Inovai planeja proporcionar mais encontros do tipo, trazendo grandes empresas de Itajubá e região para apresentar o ecossistema inovador que a cidade possui.

A matéria veiculada no site da Incit pode ser conferida clicando aqui.

* Material produzido com informações da Agência Contexto.