Centro de Empreendedorismo Unifei realiza a primeira edição do FuckUp Night Itajubá

No dia 30 de junho, aconteceu a primeira edição do FuckUp Night Itajubá.

O FuckUp Night é um evento que teve início na Cidade do México em 2012 e se espalhou pelo mundo com edições em diversos países.

O objetivo principal do evento é compartilhar histórias de insucesso.

A primeira edição do FuckUp Night em Itajubá aconteceu no último dia 30 de junho, organizado pelo Centro de Empreendedorismo Unifei (CEU), do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), em parceria com a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Itajubá (Aciei).

O FuckUp Night é um evento que teve início na Cidade do México em 2012 e atualmente ocorre em 250 cidades de 77 países em 6 continentes. O objetivo do evento é compartilhar histórias de insucesso e celebrar o fracasso.

Segundo a organização do evento em Itajubá, conversar sobre isso e demonstrar as vulnerabilidades permite criar conexões verdadeiras com outras pessoas, compartilhar conhecimento e aprender lições poderosas. “A coragem em reconhecer o que deu errado é um passo importante no caminho da realização pessoal e profissional, afinal fracassar é importante para o aprendizado do empreendedor e compartilhar esse conhecimento amadurece toda a comunidade”, disse Gabriel Roriz, um dos organizadores FuckUp Night Itajubá, em mensagem enviada à Secretaria de Comunicação (Secom) da Unifei.

Bernardo Vasconcelos, CEO da B2ML, foi um dos apresentadores do evento. Ele compartilhou sua história de insucesso no empreendimento de um e-commerce de ar condicionado, ensinando como as crises são imprevisíveis e podem ser fatais para um negócio. João Oliveira, cofundador da Zero Bugs, também contou a história de como sua primeira loja virtual de roupas importadas foi bloqueada subitamente por não atentar-se em questões fiscais importantes.

Avaliando o evento realizado, Gabriel Roriz disse: “Foi uma noite bastante simbólica para a comunidade de Itajubá, diversas experiências foram compartilhadas durante o bate-papo, todos ficaram bastante energizados pelas histórias e avançamos um passo na promoção da cultura de aceitação dos insucessos como parte da jornada empreendedora”.

Duas outras edições do evento acontecerão ainda no próximo semestre, com um mix de empreendedores de negócios digitais e de mercados tradicionais de Itajubá compartilhando seus fracassos.

Mais informações sobre o evento podem ser acessadas nos links: https://www.facebook.com/events/197268094323120/ e https://www.facebook.com/ceuunifei/.