Cia de Dança Corpo a Corpo promove diversos eventos na Unifei

Oficina de Danças Urbanas

Oficina de Dança Terapia

 

Oficina de Consciência Corporal

Oficina de Vivência Teatral

Participantes do sexto workshop de dança promovido pela Cia.

 A Cia de Dança Corpo a Corpo, da Universidade Cultural (UC), um dos grupos artísticos da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), promoveu a 2ª Semana de Expressão Corporal (SEC), que aconteceu no início do mês de agosto. A equipe de marketing da Cia foi a principal organizadora do evento.

 A semana consistiu em sete dias seguidos de diversas oficinas, como sapateado, danças urbanas, danças brasileiras, oficina de teatro, consciência corporal, meditação ativa, forró, conexão: a dança além do passo, capoeira, tecido, dança terapia e cheerleading.

 O objetivo inicial do projeto era que os integrantes da Cia tivessem acesso a diferentes formas de expressão corporal, o que, atualmente, se mantém, mas também se estende à comunidade. A primeira SEC aconteceu no ano passado e foi limitada aos membros da Cia. Neste ano, a SEC foi aberta para outras pessoas.

 A Cia também ministrou workshops durante o primeiro período de 2018, nas sextas-feiras, às 17h30, que foram abertos aos alunos da Unifei e à comunidade de Itajubá. Nesses encontros, foram realizados os alongamentos e ensinada uma coreografia.

 Durante o segundo semestre, não estão acontecendo os workshops, para que os professores tenham um tempo maior e preparem os alunos para o 2º Campeonato Sul Mineiro de Danças, que acontecerá em outubro. No ano passado, durante a 1ª edição do evento, a Cia de Dança Corpo a Corpo concorreu com duas coreografias no estilo livre e levou o 1° lugar na categoria de grupos com a apresentação Unstoppable.

 Com relação ao Projeto Servidores, oferecido durante o início deste ano, que seria colocado em prática no segundo semestre, a Cia optou por dar início no primeiro semestre de 2019, uma vez que há limitação de espaço e poucos professores para ministrar as aulas. Até lá, será realizada a formação de novos agentes para trabalharem com esse projeto.

Participação em outros eventos

 Nos dias 5 e 6 de agosto de 2017, a Cia participou do Minas Fest Dance, que aconteceu em Itajubá. Ela apresentou duas coreografias no estilo danças urbanas e estilo livre, na modalidade adulto amador, e foi selecionada para o Festival Del Sole da Cidade de Riccione, que aconteceu em julho passado na Itália, e também foi uma das três companhias selecionadas para o Festival Mercosul na cidade de Puerto Iguazu, no último mês de setembro, porém não participou de tais eventos por falta de recursos financeiros.

 Entre os dias 23 e 28 de outubro de 2017, o Teatro Municipal Chistiane Riêra, em Itajubá, sediou vários eventos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), e a Cia de Dança Corpo a Corpo apresentou a coreografia Radioactive, no dia 28 de outubro, durante a cerimônia de encerramento da semana.

 A Cia também participou do Corredor Cultural na Universidade Federal de Lavras (Ufla), quando seus membros apresentaram uma coreografia e ministraram um workshop. A viagem e a participação contaram com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), por meio da diretora de Cultura, Flávia Motta.

 As aulas vêm acontecendo desde 2016 e, cada vez mais, a quantidade delas tem aumentado para que outras pessoas sejam atendidas. Em 2016, elas aconteciam apenas um dia da semana. Atualmente, três professores ministram aulas na segunda, terça, quarta e quinta-feira e no sábado, sendo a sexta-feira reservada para os workshops.

 Mais informações sobre a Cia de Dança Corpo a Corpo podem ser encontradas na página do grupo no Facebook: @corpoacorpounifei.