Cia de Dança Corpo a Corpo promove diversos eventos na Unifei

Oficina de Dança Terapia

Oficina de Consciência Corporal

Oficina de Vivência Teatral

Participantes do sexto workshop de dança promovido pela Cia.

A Cia de Dança Corpo a Corpo, da Universidade Cultural (UC), um dos grupos artísticos da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), promoveu a 2ª Semana de Expressão Corporal (SEC), que aconteceu no início do mês de agosto. A equipe de marketing da Cia foi a principal organizadora do evento.

A semana consistiu em sete dias seguidos de diversas oficinas, como sapateado, danças urbanas, danças brasileiras, oficina de teatro, consciência corporal, meditação ativa, forró, conexão: a dança além do passo, capoeira, tecido, dança terapia e cheerleading.

O objetivo inicial do projeto era que os integrantes da Cia tivessem acesso a diferentes formas de expressão corporal, o que, atualmente, se mantém, mas também se estende à comunidade. A primeira SEC aconteceu no ano passado e foi limitada aos membros da Cia. Neste ano, a SEC foi aberta para outras pessoas.

A Cia também ministrou workshops durante o primeiro período de 2018, nas sextas-feiras, às 17h30, que foram abertos aos alunos da Unifei e à comunidade de Itajubá. Nesses encontros, foram realizados os alongamentos e ensinada uma coreografia.

Durante o segundo semestre, não estão acontecendo os workshops, para que os professores tenham um tempo maior e preparem os alunos para o 2º Campeonato Sul Mineiro de Danças, que acontecerá em outubro. No ano passado, durante a 1ª edição do evento, a Cia de Dança Corpo a Corpo concorreu com duas coreografias no estilo livre e levou o 1° lugar na categoria de grupos com a apresentação Unstoppable.

Com relação ao Projeto Servidores, oferecido durante o início deste ano, que seria colocado em prática no segundo semestre, a Cia optou por dar início no primeiro semestre de 2019, uma vez que há limitação de espaço e poucos professores para ministrar as aulas. Até lá, será realizada a formação de novos agentes para trabalharem com esse projeto.

Participação em outros eventos

Nos dias 5 e 6 de agosto de 2017, a Cia participou do Minas Fest Dance, que aconteceu em Itajubá. Ela apresentou duas coreografias no estilo danças urbanas e estilo livre, na modalidade adulto amador, e foi selecionada para o Festival Del Sole da Cidade de Riccione, que aconteceu em julho passado na Itália, e também foi uma das três companhias selecionadas para o Festival Mercosul na cidade de Puerto Iguazu, no último mês de setembro, porém não participou de tais eventos por falta de recursos financeiros.

Entre os dias 23 e 28 de outubro de 2017, o Teatro Municipal Chistiane Riêra, em Itajubá, sediou vários eventos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), e a Cia de Dança Corpo a Corpo apresentou a coreografia Radioactive, no dia 28 de outubro, durante a cerimônia de encerramento da semana.

A Cia também participou do Corredor Cultural na Universidade Federal de Lavras (Ufla), quando seus membros apresentaram uma coreografia e ministraram um workshop. A viagem e a participação contaram com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), por meio da diretora de Cultura, Flávia Motta.

As aulas vêm acontecendo desde 2016 e, cada vez mais, a quantidade delas tem aumentado para que outras pessoas sejam atendidas. Em 2016, elas aconteciam apenas um dia da semana. Atualmente, três professores ministram aulas na segunda, terça, quarta e quinta-feira e no sábado, sendo a sexta-feira reservada para os workshops.

Mais informações sobre a Cia de Dança Corpo a Corpo podem ser encontradas na página do grupo no Facebook: @corpoacorpounifei.