Cinco cursos da Unifei obtêm conceito 5 no Enade 2017

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram no dia 09 de outubro, terça-feira, em Brasília – DF, o resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) referente ao ano de 2017 e dois dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior dele derivados – o Conceito Enade e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD).

Cinco cursos do campus sede da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) foram classificados com o conceito 5 no Enade: Ciências Biológicas, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Química e Matemática Licenciatura.

Os cursos do campus de Itajubá que receberam o conceito 4 são: Ciência da Computação; as Engenharias Ambiental, da Computação, de Bioprocessos, de Energia, de Materiais, Eletrônica, Elétrica, Hídrica, Mecânica e Mecânica Aeronáutica; Física Licenciatura; Matemática Bacharelado; Química Bacharelado; Química Licenciatura e Sistema de Informação. No campus de Itabira, os cursos com o conceito 4 são as Engenharias: Ambiental e Energética, da Computação, de Controle e Automação, de Materiais, de Produção e Elétrica.

Ficaram fora desse resultado os cursos de Administração, cujos alunos farão o Enade em 2018, e de Ciências Atmosféricas, cujos graduandos não prestam o exame.

Anualmente, o Inep calcula o Conceito Enade e o IDD a partir da combinação do resultado do Exame com outras bases de dados. Segundo o Portal do Inep o “Conceito Enade é um indicador calculado a partir dos desempenhos dos estudantes concluintes dos cursos de graduação” e o “IDD busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Enem”.

O Inep deve divulgar em novembro o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), esses dois indicadores, também derivados dos resultados do Enade e de outros insumos, que ditam a regulação dos cursos e nas IES exercida pelo MEC.

No dia 09 de outubro foram divulgados, de forma conjunta, os resultados do Enade, o perfil do participante, o Conceito Enade, o IDD, os Microdados do Enade e os Relatórios Síntese de Área, e na quinta-feira, 11 de outubro, o Inep iria disponibilizar os Relatórios de Curso e IES. “Esse volume de evidências pode e deve ser apropriado pelos professores, coordenadores de cursos e pelos gestores de cada IES brasileira”, informa o Portal do Instituto.

De acordo com o Inep, o Enade está previsto na lei que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), de 2004, e avalia o desempenho dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos que se propõem a ensinar e as habilidades e as competências desenvolvidas pelo estudante durante sua formação. O exame é obrigatório: apenas o concluinte que responder ao Questionário do Estudante e realizar a prova pode colar grau. Como a cada ano, o Enade se dedica a um Ciclo Avaliativo Trienal, em 2017 foram avaliados os estudantes das seguintes áreas:

• Bacharel nas áreas de Arquitetura e Urbanismo; das Engenharias Ambiental, Civil; de Alimentos, de Computação, de Controle e Automação, de Produção, Elétrica, Florestal, Mecânica e Química e na graduação de Sistema de Informação.
  • Bacharel ou Licenciatura em Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras – Português, Matemática e Química.
  • Licenciatura em Artes Visuais, Educação Física, Letras – Português e Espanhol, Letras – Português e Inglês, Letras – Inglês, Música e Pedagogia.
  • Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Produção Industrial, Redes de Computadores e Gestão da Tecnologia da Informação.

Mais informações sobre os resultados do Inep 2017 podem ser obtidas no link: http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/mec-e-inep-divulgam-resultados-do-enade-2017-e-indicadores-de-qualidade-da-educacao-superior/21206

Para consultar o documento referente ao Enade 2017 e aos Indicadores de Qualidade da Educação Superior no site no INEP, basta acessar: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/documentos/2018/presskit_enade2017_e_indicadores_de_qualidade.pdf