Comunicado – Período Especial

Caros alunos da UNIFEI,

Entre os dias 25 de janeiro e 31 de março de 2021 está prevista a realização das atividades do Período Especial (2020.4), destinado às disciplinas que não foram ofertadas em 2020.

Diante do avanço da nova onda da pandemia de COVID-19, com registros cada vez maiores de casos de infecção e de mortes em todo o Brasil, a Reitoria da UNIFEI entende que não é prudente instituir atividades presenciais neste Período Especial. Dessa forma, as atividades referentes ao período 2020.4 serão realizadas nos mesmos moldes adotados no Regime de Tratamento Excepcional (RTE), com ensino através das tecnologias da informação e comunicação.

A Reitoria tem conhecimento de que algumas disciplinas encontram problemas intransponíveis para se adaptarem ao RTE, sendo que estes casos serão tratados pela Pró-Reitoria de Graduação em parceria com as Diretorias dos Institutos, as Coordenações dos Cursos, os docentes e os discentes, para que seja possível viabilizar essas atividades na forma presencial durante o Período Especial, minimizando os riscos decorrentes dos deslocamentos e das presenças nos Campi de Itajubá e de Itabira.

Tendo ciência de que a manutenção prolongada da experiência de quase um ano de RTE está promovendo uma sobrecarga de todos os membros da comunidade acadêmica, faz-se necessário iniciar o movimento para retorno gradual das atividades presenciais no campus com uma preparação adequada, garantindo a total observância aos cuidados que essa situação de pandemia exige.

Os protocolos de segurança estão em fase final de definição e a estratégia para sua implementação já está tomando forma. Tudo isso exigirá muito diálogo com todas as parcelas da comunidade universitária, e será o objetivo principal da Reitoria nos próximos três meses, para que o início de 2021.1 se dê com tudo plenamente definido e, principalmente, acordado.

Reitoria – Gestão 2021-2024

Universidade Federal de Itajubá