Confira as atividades de Pesquisa e Pós-Graduação realizadas em outubro na UNIFEI

Formação com o professor da UNICAMP

O professor Dario Fiorentini esteve de 07 a 16 de outubro na UNIFEI.

O professor Dario Fiorentini esteve de 07 a 16 de outubro na UNIFEI.

O professor visitante entre as professoras Amanda Larissa de Almeida (à esquerda) e Eliane Matesco Cristovão.

O professor visitante entre as professoras Amanda Larissa de Almeida (à esquerda) e Eliane Matesco Cristovão.

O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) recebeu, de 07 a 16 de outubro, a visita do professor Dario Fiorentini, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), que desenvolveu uma atividade formativa de 16 horas junto aos mestrandos e aos docentes do PPGEC, apresentando e discutindo fundamentos teórico-metodológicos da Pesquisa em Educação e suas possibilidades no desenvolvimento de projetos de pesquisa de mestrado em Educação em Ciências e Matemática.

Foram oferecidas duas programações no Laboratório de Inovação Acadêmica (LIA) do Centro de Educação (CEDUC) da Universidade, atendendo estudantes das licenciaturas e professores das escolas parceiras: um painel com a ex-aluna e mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Rio Claro – SP, professora Amanda Larissa de Almeida, sobre Formação Profissional do Professor, e a palestra de abertura sobre Políticas Públicas de Formação de Professores, feita pelo professor Dario, em comemoração ao Dia do Professor, 15 de outubro.

Durante o Ato em Defesa da Formação de Professores também foi realizada uma discussão sobre o Papel do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Residência Pedagógica (PRP) da UNIFEI na Formação Inicial e Continuada de Professores, com as participações dos professores João Ricardo Neves da Silva, do Instituto de Física e Química (IFQ), e Eliane Matesco Cristovão, do Instituto de Matemática e Computação (IMC), e também de professor supervisor do PIBID, professor preceptor do PRP, licenciando bolsista ID – PIBID e licenciando residente do PRP.

O professor Dario Fiorentini participou ainda de reuniões com representantes da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e do PPGEC sobre o novo sistema de avaliação da pós-graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e sobre outras ações de intercâmbio, no âmbito do Ensino e da Pesquisa, entre a UNIFEI e a UNICAMP. Também foi conversado sobre a possibilidade de novas visitas do professor para orientar a autoavaliação do PPGEC.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

De 20 a 26 de outubro, aconteceram na UNIFEI diversos eventos durante a 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizados em parceria com o Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) e a Prefeitura Municipal de Itajubá.

A SNCT, que acontece em outubro em todo o Brasil, foi instituída no Brasil mediante decreto presidencial de 9 de junho de 2004. Sua coordenação é realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio da Assessoria Especial de Assuntos Institucionais e da Coordenação-Geral de Popularização da Ciência.

O tema da edição de 2019, “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, se justificou pelo fato de o Brasil possuir uma diversidade natural de biomas, apresentando relação com, pelo menos, 10 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) elencados na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU): Fome Zero; Boa Saúde e Bem-Estar; Água Limpa e Saneamento; Energia Acessível e Limpa; Emprego Digno e Crescimento Econômico; Indústria, Inovação e Infraestrutura; Consumo e Produção Responsáveis; Combate às Alterações Climáticas; Vida Debaixo D’água e Vida Sobre a Terra.

Durante a SNCT, em Itajubá foram promovidas palestras, exposições e peças de teatro na UNIFEI, no Teatro Municipal Christiane Riera e no Centro Universitário de Itajubá (FEPI), para aproximar a população das pesquisas científicas desenvolvidas recentemente. A Universidade disponibilizou no campus sede um telescópio para visualização do céu e promoveu a atividade “Ciência de Boteco” na Praça Theodomiro Santiago, no Centro da cidade.

No primeiro dia da SNCT, foi realizada no Teatro Municipal a 2ª edição do Prêmio Itajubense de Ciência e Tecnologia, para homenagear professores que realizaram pesquisas científicas em Itajubá, bem como reconhecer e incentivar o desenvolvimento de projetos em escolas da rede pública nas áreas de Ciência, Matemática, Física, Química e Biologia.

O evento contou com as presenças da professora Vanessa Silveira Barreto Carvalho, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIFEI, que fez A abertura da premiação; do ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Ricardo Magnus Osório Galvão, que ministrou palestra sobre satélites e destacou o trabalho do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC – INPE), e do secretário municipal de Ciências, Tecnologia, Indústria e Comércio de Itajubá, José Fernando Grassi Bissacot.

Os agraciados na 2ª edição do Prêmio foram: Gabriela Belini Gontijo, como “Professor ou professora destaque da Educação Básica no Ensino Público”; Aluizio Assini Fernandes, na categoria “Projeto Destaque em Propriedade Intelectual”; Antônio Carlos Zambroni de Souza e Michelle Simões Reboita, como “Pesquisador e Pesquisadora Destaques 2019”, e Regina Mambeli Barros, como “Pesquisador ou Pesquisadora Atuante na Temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia”.

Durante a SNCT, foi realizada no Teatro Municipal a 2ª edição do Prêmio Itajubense de Ciência e Tecnologia.

Durante a SNCT, foi realizada no Teatro Municipal a 2ª edição do Prêmio Itajubense de Ciência e Tecnologia.

O objetivo do II Simpósio de Iniciação Científica UNIFEI foi apresentar resultados das pesquisas dos alunos vinculados aos Programas de Iniciação Científica.

O objetivo do II Simpósio de Iniciação Científica UNIFEI foi apresentar resultados das pesquisas dos alunos vinculados aos Programas de Iniciação Científica.

Simpósio de IC

Durante a SNCT, aconteceu também o II Simpósio de Iniciação Científica UNIFEI, organizado pela Diretoria de Pesquisa e Inovação (DPI) e destinado aos alunos de Ensino Fundamental e Médio da rede pública, além de alunos de graduação da Universidade e de outras instituições de ensino superior que desenvolveram pesquisas.

Os alunos e seus orientadores apresentaram os resultados de suas pesquisas, assistiram a palestras relacionadas ao tema do evento e participaram de debates e rodas de conversa sobre a importância da ciência para o desenvolvimento da sociedade. Doutorandos e pós-doutorandos da UNIFEI participaram como avaliadores dos trabalhos apresentados.

Na edição deste ano houve um crescimento de mais de 30% na participação dos alunos em relação ao evento de 2018. Apesar da falta de fomento para a pesquisa no país, alunos, orientadores e comunidade acadêmica conseguiram demonstrar o quanto a ciência pode e deve contribuir com a geração de soluções para as mais diversas demandas da sociedade.