Curso de Gestão de Resíduos Industriais

O curso de Gestão de Resíduos Industriais é uma iniciativa do Grupo PET Energia, Petróleo, Gás e Meio Ambiente. Apoiado pelo Instituto de Engenharia Mecânica (IEM) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), ele foi ministrado pela primeira vez em 2014, contando com o incentivo da Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC).

O curso é gratuito e tem carga horária de 24 horas. Será ministrado em três sábados, iniciando-se no próximo dia 17 de agosto e encerrando-se em 31 de agosto, das 8h às 17h30, na Sala do Centro de Educação (Ceduc) da Unifei, no Campus de Itajubá.

Serão oferecidas 80 vagas, sendo reservadas, inicialmente, 40 para alunos de graduação da Unifei e 40 para profissionais da comunidade externa – como profissionais de empresas, profissionais liberais, funcionários públicos e alunos de pós-graduação – de Itajubá e cidades vizinhas. Após o encerramento das inscrições, se houver sobra de vagas, estas poderão ser redistribuídas ao outro segmento.

Está programado que no primeiro sábado (17/08) do curso haverá uma exposição dos princípios gerais do Direito Ambiental aplicado à Gestão de Resíduos Industriais, discutindo-se a legislação e analisando casos reais em que ocorreram acidentes, seus impactos, as punições aplicadas e as indenizações cobradas.

No segundo sábado (24/08), será feita uma discussão sobre a geração de resíduos industriais, a classificação destes segundo a Norma ABNT NBR 10004 e sua destinação.

No terceiro sábado (31/08), serão discutidos os aspectos relacionados à qualidade das águas, as suas classes, os parâmetros de controle e os limites para o lançamento de efluentes líquidos em corpos hídricos. Na tarde do terceiro sábado, serão discutidos aspectos sobre a destruição térmica de resíduos industriais e o coprocessamento de resíduos em fornos rotativos de fábricas de cimento e também serão analisados processos relacionados com a renovação de licenças ambientais.

As inscrições começam no dia 29/07/2019.

Para mais informações – http://bit.ly/InscricaoCGRI