DAQui promove a IV Semana de Química na Unifei

A 4ª edição da SEMQ ofereceu palestras e minicursos voltados para a área de Química.

Entre os dias 5 e 9 de agosto, aconteceu no campus sede da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) a 4ª edição da Semana de Química (SEMQ), composta por palestras e minicursos com o objetivo de mostrar aos alunos o quanto a Química está presente no cotidiano das pessoas, além de apresentar o vasto mercado de atuação que um futuro profissional da área terá ao seu dispor.

A organização da SEMQ ficou por conta do Diretório Acadêmico de Química (DAQui), que foi criado em 2012 e tem como objetivo representar os alunos dos cursos de Química Bacharelado e de Química Licenciatura da Unifei.

O evento, que acontece todos os anos, teve uma pausa desde o ano de 2016; porém, a gestão atual do diretório quis retomar a atividade. A expectativa dos organizadores é de que a SEMQ seja realizada todos os anos, como antigamente, mesmo com os desafios encontrados na sua organização, como o de conseguir palestrantes para os cursos e patrocínio para realizar o evento.

Na edição deste ano, cerca de 150 inscrições foram realizadas. Além dos alunos de Química Licenciatura e de Química Bacharelado, participaram professores e alunos dos cursos de Engenharia de Bioprocessos e de Engenharia de Computação. Durante os dias da programação, foram ofertadas 9 palestras e 6 minicursos.

Dentre as palestras oferecidas, a que tratou de “Celulose para capturar poluentes de gás e água” foi ministrada por Frank Alexis, professor titular da Universidade Yachay Tech do Equador, na qual ele ocupa também a posição de vice-chanceler de Pesquisa e Inovação.

Quanto aos minicursos, o destaque foi para o de produção de cerveja artesanal, ministrado por Pedro Henrique Pinto Faria, sócio na empresa Jybá Beer Garden, que apresentou as partes teórica e prática da fabricação.

O DAQui agradeceu a todos que ajudaram na organização do evento e principalmente aos professores pelo apoio na realização da SEMQ com qualidade.

Para mais informações sobre a SEMQ, os interessados podem consultar os links: