Em comemoração aos seus 107 anos de fundação, UNIFEI realiza inaugurações de laboratórios e outros espaços e faz a outorga do Título de Doutor Honoris Causa

 

 Em novembro e dezembro deste ano, vários eventos de inaugurações foram realizados de maneira virtual e presencial para dar destaque aos 107 anos de fundação, comemorados neste ano, e às principais conquistas da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) ao longo dos últimos anos. Foram realizadas nove inaugurações e a outorga do título de Doutor Honoris Causa da UNIFEI ao engenheiro Luiz Gonzaga Rennó Salomon.

 Os eventos foram estruturados de acordo com o protocolo de segurança utilizado para o período de pandemia e distanciamento social, por isso algumas cerimônias foram realizadas de forma virtual e outras, presencialmente, com reduzido número de participantes, mas estão registradas em vídeos disponibilizados nos links a seguir.

Inaugurações

 As cerimônias de inaugurações de diversos laboratórios e espaços da UNIFEI podem ser acompanhadas na sequência.

1) NOMATI

 A inauguração oficial do Núcleo de Otimização da Manufatura e da Tecnologia da Inovação (NOMATI), do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG) aconteceu em 27 de outubro de maneira virtual. A cerimônia contou com as presenças do chefe de Gabinete da Reitoria, professor José Arnaldo Barra Montevechi, que representou o reitor; do general Waldemar Barroso Magno, presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP); do engenheiro Marcelo Bortolini, diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da FINEP, e dos professores André Luiz Medeiros, diretor do IEPG, e João Roberto Ferreira, coordenador do NOMATI.

 Na oportunidade, o professor aposentado da UNIFEI Júlio Navarro Santos recebeu o agradecimento por suas contribuições à concretização do NOMATI e a outras atividades da Instituição. Confira a inauguração em: https://youtu.be/GQjY2y0Nu_o

2) NETAERO

 Outra inauguração virtual foi a das instalações do Núcleo de Estudos em Tecnologias Aeronáuticas (NETAERO) do Instituto de Engenharia Mecânica (IEM), acontecida no dia 29 de outubro. Trata-se de uma edificação com mais de mil metros quadrados, distribuídos em dois pavimentos e que abriga diversos laboratórios dedicados ao ensino, à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico do setor aeronáutico, como os de Aerodinâmica, de Sistemas Aeronáuticos, de Simuladores de Voo, de Processamento de Materiais Compósitos, de Estruturas Aeronáuticas, de Ensaios Mecânicos e Fadiga, de Análise Térmica e Reológica e de Manutenção Aeronáutica. No seu átrio central, encontram-se aeronaves doadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e pela empresa Helicópteros do Brasil S. A. (HELIBRAS).

 Participaram, virtualmente, do evento os docentes Rogério Frauendorf de Faria Coimbra, pró-reitor de Gestão de Pessoas e coordenador do NETAERO; Luiz Fernando Valadão Flores, diretor do Instituto de Engenharia Mecânica; Ariosto Bretanha Jorge, que recebeu o agradecimento na placa descerrada, e Paulo Tadeu de Mello Lourenção, professor visitante do Mestrado Profissional da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), e os senhores Alberto Duek, vice-presidente da HELIBRAS, e Newton Hygino de Oliveira Filho, representante da EMBRAER, além do chefe de Gabinete da Reitoria, representando o reitor.

 Confira a inauguração do NETAERO em: https://youtu.be/2EyyVBSbj9M

3) BLOCO I – 3

 No dia 3 de novembro, aconteceu a inauguração das instalações dos Laboratórios de Ensino e Pesquisa do Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação (IESTI) e do Instituto de Recursos Naturais (IRN), no Bloco I – 3.

 No pavimento térreo desse bloco, o IESTI possui quatro laboratórios de ensino de graduação que atendem, principalmente, o curso de Engenharia de Controle e Automação: Laboratório de Sistemas de Automação Hidráulicos e Pneumáticos (LSAHP), Laboratório de Controle de Processos Industriais Contínuos (LCPIC) e dois Laboratórios de Robótica. E no pavimento superior, encontra-se a Sala de Suporte de TI do IESTI e do Instituto de Sistemas Elétricos e Energia (ISEE).

 O conjunto de laboratórios do IRN no prédio I – 3 congrega atividades de ensino e pesquisa dos cursos de Engenharia Química, Engenharia de Bioprocessos e Ciências Biológicas, abrigando os gabinetes de trabalho desses dois últimos cursos.

 Estiveram presentes os professores Dagoberto Alves de Almeida, reitor; Luiz Lenarth Gabriel Vermaas, diretor do IESTI, e Marcelo de Paula Corrêa, diretor do IRN. Confira a inauguração em: https://youtu.be/CXmE7ELiByM

4) Centro Laboratorial e Grupos de Pesquisa do IESTI

 No dia 5 de novembro, aconteceu a inauguração das instalações do Centro Laboratorial e Grupos de Pesquisa do IESTI com as presenças do reitor, do diretor do IESTI, e do professor aposentado Paulo César Crepaldi, que  recebeu o agradecimento por seus feitos para a Instituição. Também estiveram presentes familiares do docente agraciado, servidores técnicos do Instituto e alunos de graduação e de pós-graduação.

 O Centro Laboratorial e Grupos de Pesquisa ocupa os pavimentos térreo e superior do Bloco I, contendo 14 laboratórios de ensino nas áreas de Eletrônica Aplicada, Computação, Automação, Redes de Computadores, Sistemas Embarcados, Telecomunicações, Microprocessadores, Microcontroladores e Placas de Circuito Impresso, além dos grupos de pesquisa em Automação e Tecnologias da Informação (GATI), Microeletrônica (GMICRO) e Engenharia de Sistemas e de Computação (GPESC). Confira sua inauguração em: https://youtu.be/b44u2T4yY54

5) IRN Bloco M-3

 No dia 6 de novembro, aconteceu a inauguração do prédio do IRN, no Bloco M-3, que centraliza o setor administrativo do Instituto, com a sala da direção e a secretaria principal, além de abrigar laboratórios de ensino e pesquisa, salas de aula de graduação e pós-graduação e os gabinetes de trabalho dos docentes dos cursos de Ciências Atmosféricas e Engenharia Química.

 Além do reitor e do diretor do IRN, participaram os professores aposentados Afonso Henriques Moreira Santos e Zulcy de Souza, cujo nome foi inscrito na placa como forma de agradecimento por todo trabalho prestado à comunidade da UNIFEI. Confira a inauguração do Bloco M-3 em: https://youtu.be/IbDL7MwC73U

6) CEFE

 Em 10 de novembro, foi realizada a reinauguração do Centro de Educação Física e Esportes (CEFE), durante cerimônia da qual participaram o reitor; o pró-reitor de Gestão de Pessoas; o diretor de Saúde e Qualidade de Vida e diretor do CEFE, Tiago Vitoi Esaú Ribeiro, e o professor aposentado José Rocha de Carvalho, agradecido oficialmente pela UNIFEI com a inscrição de seu nome na placa descerrada.

 Desde 2015, a Administração Central da UNIFEI, a Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQ) e o CEFE iniciaram um projeto de revitalização do setor esportivo como um todo, o qual foi executado nos últimos quatro anos e meio. Confira a inauguração do CEFE em: https://youtu.be/jf1MdpBSAc8

 

7) IFQ Bloco C-2

 No dia 12 de novembro, foi inaugurado oficialmente o prédio do Instituto de Física e Química (IFQ), no Bloco C-2, com as presenças do reitor e dos professores Mikael Frank Rezende Junior, diretor do IFQ, e Demétrio Artur Werner Soares, que recebeu um agradecimento especial na ocasião.

 O IFQ abriga 57 docentes e está organizado em três grandes áreas de atuação –  Ciências Físicas, Ciências Químicas e Educação em Ciências -, sendo responsável por cinco cursos de graduação: Bacharelado em Física, Bacharelado em Química, Licenciatura em Física, Licenciatura em Química e Licenciatura em Física a distância. Confira a inauguração do IFQ em: https://youtu.be/quJNz2tgKHM

8) Prédio Presidente Wenceslau Braz Pereira Gomes

 No dia 26 de novembro, foi realizada de maneira virtual a cerimônia de inauguração do Prédio Presidente Wenceslau Braz Pereira Gomes, que centraliza a estrutura e o funcionamento dos órgãos que integram a Administração Central da UNIFEI e no qual estão instalados os setores de Reitoria, pró-reitorias e órgãos de apoio, contando com quase nove mil metros quadrados de área construída e um investimento de R$ 18 milhões.

 O evento virtual contou com as participações do reitor e do chefe de Gabinete da Reitoria da UNIFEI e dos representantes do Ministério da Educação (MEC) Wagner Vilas Boas de Souza,  secretário de Ensino Superior; Eduardo Gomes Salgado, diretor de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior, e Carlos Eduardo Sanches da Silva, coordenador-geral de Planejamento Acadêmico, Pesquisa e Inovação. A cerimônia de inauguração foi transmitida ao vivo pelo canal oficial da UNIFEI no YouTube e pode ser conferida no link: https://youtu.be/aK7Q0q3Ko5Y

9) Auditório Irmã Emiliana

 No dia 15 de dezembro, aconteceu a inauguração do Auditório Professora Maria Aparecida Sanches Coelho – Irmã Emiliana, que está localizado na prédio da Biblioteca Mauá (BIM), com as presenças do reitor, do chefe de Gabinete da Reitoria e dos diretores de Obras de Infraestrutura, Ederson da Silva Teixeira, e de Serviços Gerais, Daniel Ribeiro dos Santos Silva, além de religiosas da Providência de GAP, da diretora da Faculdade Wenceslau Braz e de familiares da homenageada.

 Confira a inauguração do Auditório Irmã Emiliana em: https://youtu.be/NwDCGcioFQ4

Título de Doutor Honoris Causa

 Além das inaugurações virtuais e presenciais, no dia 23 de novembro, foi feita a concessão do Título de Doutor Honoris Causa ao ex-aluno da Instituição Luiz Gonzaga Rennó Salomon, que acompanhou virtualmente, de Brasília, a cerimônia presencial realizada no Complexo Histórico e Cultural da UNIFEI, no Centro de Itajubá. Participaram do evento o reitor; o chefe de Gabinete da Reitoria; a professora Vanessa Silveira Barreto Carvalho, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, além de engenheiros, amigos e familiares do homenageado.

 Na ocasião, além do agraciado pelo título, fizeram uso da palavra Gilberto José Machado de Faria, em nome dos familiares; o engenheiro José Fernando Grassi Bissacot, em nome dos ex-alunos da Instituição, e o reitor, professor Dagoberto, em nome da comunidade acadêmica.

 No início e no final do evento, houve a apresentação musical de Lóren Danna de Carvalho Nogueira, aluna da UNIFEI, e do pianista Adrian Eduardo da Costa. E antes da realização da sessão solene, como é feito todos os anos, no dia 23 de novembro, a UNIFEI prestou uma homenagem ao seu fundador, Theodomiro Carneiro Santiago, reverenciando sua memória e procedendo uma aposição de flores no mausoléu, onde estão depositados os seus restos mortais.

 Confira a outorga do Título de Doutor Honoris Causa no link: https://youtu.be/89FRzg5-qNM