Em reunião realizada no dia 14 de setembro de 2020, CONSUNI elabora listas tríplices para reitor e vice-reitor da UNIFEI

A consulta virtual para a escolha do novo reitor e vice-reitor da UNIFEI foi realizada no dia 09 de setembro, das 8h às 21h30.

Resultado da consulta realizada no dia 09 de setembro para a escolha do novo reitor e vice-reitor da UNIFEI.

A comissão eleitoral disponibilizou no site da UNIFEI informações sobre o processo de escolha do reitor e vice-reitor para o período de 2021 a 2024.

 

 O Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) realizou sua 7ª sessão extraordinária no dia 14 de setembro, às 14 horas, para organização das listas tríplices que serão encaminhadas ao Ministério da Educação (MEC) para que o Presidente da República possa nomear o reitor e o vice-reitor da UNIFEI para o quadriênio 2021-2024.

 O resultado obtido no colégio eleitoral com a presença de 50 membros do CONSUNI foi o seguinte:

Reitor:

Votantes: 50

Prof. Marcel Fernando da Costa Parentoni – 36 votos;

Prof. José Arnaldo Barra Montevechi – 10 votos;

Prof. Edson da Costa Bortoni – 03 votos;

Votos brancos: 01.

Vice-Reitor:

Votantes: 50

Prof. Rodrigo Silva Lima – 37 votos;

Prof. Maurílio Pereira Coutinho – 09 votos;

Prof. Antônio Carlos Ancelotti Junior – 03 votos;

Votos brancos: 01.

 De acordo com a Lei 9192/1995 e o Decreto 1916/1996, a lista tríplice elaborada pelo conselho superior e a documentação de todo o processo eleitoral deve ser encaminhada ao MEC, até sessenta dias antes de finalizado o mandato do atual dirigente, para que o Presidente da República possa nomear o reitor e o vice-reitor.

Consulta à comunidade

 O regimento interno da UNIFEI define a condução de um processo de consulta à comunidade como parte do processo eleitoral para os cargos de reitor e vice-reitor. Para o mandato 2021-2024, foi realizada a consulta virtual à comunidade no dia 09 de setembro, das 8 horas às 21h30, envolvendo professores, servidores técnico-administrativos em educação (STAEs) e alunos de graduação e pós-graduação.

 Aplicados os pesos definidos no regimento do processo eleitoral e considerando apenas os votos válidos, ou seja, os que foram dados aos candidatos excluindo-se os votos nulos e brancos, o resultado final foi o seguinte:

Edson da Costa Bortoni e Antônio Carlos Ancelotti Junior: 22,68%;

José Arnaldo Barra Montevechi e Maurílio Pereira Coutinho: 21,16%;

Marcel Fernando da Costa Parentoni  e Rodrigo Silva Lima: 53,24%.

Campanhas

 Nas semanas que antecederam a consulta acadêmica, os candidatos a reitor, Edson da Costa Bortoni, José Arnaldo Barra Montevechi e Marcel Fernando da Costa Parentoni e seus respectivos candidatos a vice-reitor, Antônio Carlos Ancelotti Junior, Maurílio Pereira Coutinho e Rodrigo Silva Lima, participaram de reuniões virtuais com docentes e servidores de institutos e demais departamentos dos dois campi da Universidade, para a exposição de seus planos.  E de 14 a 16 de agosto, o Diretório Central do Estudantes (DCE) da UNIFEI realizou entrevistas com os candidatos a reitor e vice.

 Também foi realizado um debate entre os três candidatos a reitor no dia  28 de agosto, às 18 horas, na sala de reuniões do Conselho Universitário (CONSUNI), no campus de Itajubá, com transmissão pelo canal da UNIFEI no YouTube, para o qual os membros da comunidade acadêmica puderam enviar perguntas antecipadamente até do dia 24 de agosto. O debate foi gravado e pode ser assistido pelo link: https://youtu.be/fFFLqkYsPqI

Comissão eleitoral

  A comissão eleitoral responsável pela condução de todo o processo de escolha do novo reitor e vice-reitor da UNIFEI foi instituída pela Portaria n.º 825, de 22 de junho de 2020, do CONSUNI, e composta pelos professores Luiz Eduardo Borges da Silva (presidente), André Luiz Medeiros, Roberto Affonso da Costa Júnior e Frederico Oliveira Passos; pelos servidores Domingos Sávio Faria Paes e Regiane Mesquita (secretária) e pelo aluno Gabriel Gomes Gonzalez, do campus de Itajubá. Também fizeram parte os professores Francisco Moura Filho e Diogo Leonardo Ferreira da Silva, o servidor Welbersom Silva Viana e o aluno Márcio Francisco Costa Santos, do campus de Itabira.

 A Comissão divulgou o calendário para o processo eleitoral, os planos de trabalho dos candidatos a reitor e vice-reitor, a lista de pessoas aptas a votar e outras determinações, e sua atuação estava prevista até que todo o processo eleitoral e o envio da documentação ao Ministério da Educação (MEC) fossem concluídos.

 Mais informações sobre o processo de escolha do reitor e vice-reitor da UNIFEI para o período de 2021 a 2024 podem ser acessadas em: https://unifei.edu.br/conselhos/processo-eleitoral-para-os-cargos-de-reitora-e-vice-reitora-da-universidade-federal-de-itajuba-unifei-quadrienio-2021-2024/

Análise final

 O professor Dagoberto Alves de Almeida, reitor da UNIFEI no quadriênio 2017-2020, considera que o processo eleitoral foi conduzido com sucesso pela comissão eleitoral e que todas as regras previstas no regimento foram observadas e aplicadas.

 O reitor parabeniza os candidatos e cita como um importante resultado obtido na consulta à comunidade o fato de os candidatos professor Marcel Fernando da Costa Parentoni, atual vice-reitor, e o professor José Arnaldo Barra Montevechi, atual chefe de Gabinete da Reitoria, juntos, terem recebido 74,40% dos votos, mostrando a grande aprovação da atual administração pela comunidade.