Empresa Multilaser doa equipamentos aos cursos assistenciais da Unifei

O pró-reitor de Extensão, professor Edson Pamplona, e a diretora de Cultura e Extensão Social, Flávia Motta, entregam as doações ao Cats.

O coordenador do Cats, professor Edmilson Marmo Moreira, assina o Termo de Doação. Ao fundo, o presidente do Cats, José Bruno Divino; o conselheiro e ex-presidente Magno Lopes Salgado e o atual diretor financeiro do cursinho, João Flávio Dias.

Thales Willian Cruz, presidente do Caai, assina o Termo de Doação.

O pró-reitor de Extensão e o coordenador do Patrimônio Histórico, Paulo César Gonçalves, que foi também coordenador do Caai, fazem a entrega das doações à direção atual do cursinho

A Multilaser doou notebooks, tablets, desktops e caixas de som.

As doações foram feitas à Proex para uso dos cursinhos assistenciais.

A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) recebeu, neste ano, a doação de sete computadores, quatro tablets, quatro notebooks, três caixas de som e dezenas de cartuchos de impressão da empresa Multilaser para uso dos cursos assistenciais. Em complementação ao material disponibilizado pela empresa, foram doadas também duas impressoras multifuncionais pela Fundação Pamplona-Giuntini.

Atualmente, a Unifei conta com dois cursinhos em Itajubá, o Curso Assistencial Theodomiro Santiago (Cats), sediado no campus sede, e o Curso Assistencial Amigos de Itajubá (Caai), sediado no Complexo Histórico e Cultural da instituição, no centro da cidade.

Ambos os cursos atendem a alunos carentes de Itajubá e região, preparando-os para o Enem e vestibulares. Por ano, são ofertadas mais de 200 vagas para jovens e adultos interessados em ingressar no ensino superior. As aulas e monitorias são dadas por cerca de 130 voluntários, todos estudantes da Unifei e de outras instituições de ensino superior da cidade.

Segundo Flávia Fernanda Carvalho Motta Barbieri, diretora de Cultura e Extensão Social, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Unifei, o maior gasto que os cursinhos têm hoje é com reprografia, devido ao grande número de cópias para provas, simulados e material didático. “Hoje, a Proex destina R$ 10 mil em xerox para cada cursinho. Com as doações, a intenção é que os projetos possam se manter num cenário de recursos escassos. Além disso, entendemos ser fundamental o uso da tecnologia na preparação da aula e na abordagem dos conteúdos trabalhados”, explicou a diretora.

Com o intuito de buscar parceria, em novembro de 2018 uma equipe da Proex visitou a Multilaser, em Extrema – MG. Estiveram presentes na visita o pró-reitor de Extensão da Unifei, professor Edson de Oliveira Pamplona; a diretora de Cultura e Extensão Social, Flávia Motta, o coordenador de Fomento de Pesquisa e Desenvolvimento, Alessandro Augusto Nunes Campos, e o então presidente do Cats, Magno Lopes Salgado. A equipe foi recebida pelo diretor de Relações Governamentais e P&D da Multilaser, Rafael Furukawa, que apresentou toda a infraestrutura da fábrica aos visitantes e intermediou o processo de doação.

De acordo com Thales Cruz, presidente do Caai e aluno de Engenharia Elétrica, o material vai ser útil em várias frentes, a exemplo da sala de informática disponibilizada aos alunos, do uso em sala de aula por professores e em atividades de gestão pela diretoria. “Com essa doação, poderemos dar ainda mais acessibilidade digital a nossos alunos”, disse Thales.

Para José Bruno Divino, atual presidente do Cats e aluno de Licenciatura em Matemática, as doações irão beneficiar o projeto em dois propósitos importantes: economia financeira e inclusão digital. No que se refere à economia, e considerando que é grande a demanda de cópias, o custo com material será minimizado. No que tange à inclusão digital, muitos alunos procuram os recursos disponíveis no cursinho, visto que não possuem acesso a computadores e internet em casa. “Nós nos preocupamos com a inserção dos meios digitais no ambiente estudantil, buscamos maximizar nossa gestão para reduzir os gastos e incentivamos os nossos alunos e voluntários para utilizar esses recursos a fim de se beneficiarem e poderem contribuir com a sociedade no futuro”, detalhou José Bruno.

Para mais informações sobre os cursos assistenciais da Unifei, acesse:

– Cats: https://familiacats.com.br/ e https://pt-br.facebook.com/cats.familia/

– Caai: https://caai.unifei.edu.br/ e https://pt-br.facebook.com/caaioficial/