Empresas de tecnologia e inovação participam do I Workshop LabTel da Unifei

O I Workshop Labtel foi realizado no auditório do QMAP, no campus sede da Unifei.

O organizador do evento foi professor Danilo Henrique Spadoti, do Iesti.

Momento da palestra de Carlos Conti, diretor de Inovação da Inovai durante o I Workshop LabTel.

No dia 07 de dezembro de 2018, a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) realizou, em seu campus sede, no Auditório do Centro de Estudos em Qualidade da Energia e Proteção Elétrica (QMAP), o I Workshop LabTel, que teve como tema a Internet das Coisas – IoT e contou com diversas palestras.

Segundo o organizador do evento, professor Danilo Henrique Spadoti, do Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação (Iesti), o I Workshop LabTel teve como objetivo aproximar academia e potenciais parceiros de diferentes ramos da indústria de tecnologia e inovação. Na ocasião, estudantes, pesquisadores e desenvolvedores puderam apresentar seus trabalhos, com propostas de projetos e resultados, de modo a estabelecer novas redes de contato e possíveis parcerias entre todos os envolvidos.

O evento teve início com uma apresentação do professor Danilo Spadoti sobre o LabTel. Ele relatou a evolução e o crescimento do grupo e falou sobre os seus parceiros.

Para sua realização, o I Workshop LabTel contou com o apoio das seguintes empresas e entidades: Advantech, Anritsu, Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo (Inovai), Dyncir, IE Tecnologia, Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá (Incit), Keysight Technologies, OneRF Networks, TE Thing Smart e Tecnolife’s Componentes Eletronicos.

Participações

O engenheiro Eduardo Caldas, sóciofundador da OneRF, apresentou uma solução para IoT e discorreu sobre seu modelo de negócios. Depois, Ana Raquel Calhau falou sobre o Centro de Empreendedorismo Unifei (CEU). Em seguida, o engenheiro Gustavo Schio apresentou a empresa Time Energy, e o engenheiro Bruno Duarte, da Keysight Technologies, desenvolveu o tema Medidas em um mundo IoT.

Durante o coffee break, houve demonstrações de representantes das empresas: Anritsu, Keysight Technologies e Tecnolife’s. Depois o professor Antonio Marcos Alberti, do Inatel, coordenador do projeto NovaGenesis, apresentou assuntos relacionados ao futuro da Internet das Coisas.

Na sequência, o diretor de Inovação da Inovai, Carlos Vitor Rodrigues Conti, falou sobre o Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação da microrregião de Itajubá, e o professor Robson Moreno, do Iesti, comentou sobre as linhas de pesquisa e projetos desenvolvidos pelo Grupo de Microeletrônica da Unifei. Para finalizar as palestras na parte da manhã, Thiago Ferreira falou sobre a Pandô Apps, que desenvolve aplicativos móveis voltados à produtividade.

Depois do intervalo de almoço, a engenheira Adryele Neves, representante da Anritsu, tratou sobre tecnologias e instrumentos disponíveis para Internet das Coisas; o engenheiro Silas Galvão C. Fernandes falou sobre sua empresa, Dyncir e houve também a apresentação do Centro de Educação Profissionalizante (CEP), pelo professor André Wagner, juntamente ao Laboratório IoT Advantech.

Após o coffee break da tarde, foram feitas apresentações acadêmicas. Moïse Bandiri falou sobre seu trabalho de Doutorado “Análise da eficiência energética de redes” e Décio Rennó M. Faria sobre o doutorado de “Antenas em lentes para aplicação em redes futuras”. Aline Amorin e Felipe Yamasaki apresentaram seu TFG/IC “Estudo comparativo entre diversos parâmetros das tecnologias de redes IoT”; Tales Carvalho falou sobre o TFG “Algoritmo de otimização de parâmetros para reconfiguração dinâmica de redes IoT” e Guilherme Alberti e André Barbieri discorreram sobre “Modelo de propagação Indoor e Outdoor para redes narrowband em subgigahertz para aplicações em IoT” (IC/TFG).

Além do professor Danilo Spadoti, participaram da organização do evento: Gabriel Lobão da Silva Fré e Érika Mayumi Saito Tagima. Para ter acesso aos vídeos das palestras do workshop, os interessados devem acessar: https://www.youtube.com/watch?v=NdGmcdbSca4&list=PLgXpNg9b-E2JSJvkfFnBbe01LbwKywTma