Engenheiros da Alegria da Unifei promove doação para a Associação Rapunzel Solidária

Entre outras atividades, o Engenheiros da Alegria promove ações em asilos, creches e casas de recuperação de Itajubá.

Caixas com mechas de cabelos sendo enviadas pelos Correios à Associação Rapunzel Solidária

Quantidade de cabelo recebida pelo Engenheiros da Alegria.

O Engenheiros da Alegria, um projeto social de alunos da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), promoveu, no mês de novembro, a coleta de mechas de cabelo para a Associação Rapunzel Solidária, que ajuda no resgate da autoestima de pessoas que sofrem com a perda dos cabelos durante alguns tratamentos de doenças como o câncer.

Os Engenheiros da Alegria têm como foco ajudar a comunidade de Itajubá, promovendo sorrisos e fazendo com que as pessoas vejam o lado positivo da vida. Além disso, a ONG auxilia financeiramente algumas instituições e também faz doações de roupas e alimentos, entre outros produtos. O projeto surgiu em meados de 2015, quando, no evento Bota pra Fazer da Unifei, alguns membros tiveram a ideia de arrecadar mechas de cabelo e doar para uma instituição especializada em confeccionar perucas para pessoas que sofrem com a perda dos cabelos.

“A ideia da primeira ação do grupo surgiu devido a uma experiência pessoal de um dos membros, que acompanhou de perto toda a batalha da avó contra o câncer e pôde presenciar como a autoestima e a autoaceitação são etapas importantes no processo de cura dos pacientes. Com esse aprendizado e experiência compartilhado com os outros membros, surgiu em todos nós o desejo de amenizar as dificuldades encontradas no decorrer do tratamento da doença, podendo tirar sorrisos desses pacientes. Assim, o lema do projeto foi criado: ‘Tudo por um sorriso!’. Além de pacientes em tratamento do câncer, o projeto estendeu o lema para a toda comunidade carente de Itajubá”, afirmou Danielle Cavalcante, membro da ONG.

Neste ano, a instituição escolhida pelos Engenheiros da Alegria foi a Associação Rapunzel Solidária. “Nosso intuito é ajudar, doando as mechas de cabelo que arrecadamos. Escolhemos, a cada ano, uma instituição, e a Organização Rapunzel Solidária foi a escolhida neste ano, pois é a mais próxima da região que conhecemos”, disse Danielle. Com sede em São Paulo, a Associação Rapunzel Solidária recebe doações desde 2013, conta com um endereço online com instruções de envio.

Além de ajudar essas instituições, a ONG Engenheiros da Alegria da Unifei promove ações por toda a cidade de Itajubá, como em asilos, creches e casas de recuperação, e também algumas atividades com moradores de rua. Para participar, basta estar matriculado em um curso de graduação da Unifei. Porém qualquer pessoa pode contribuir com a ONG como um voluntário informal em ações realizadas na comunidade.

Para mais informações sobre a ONG Engenheiros da Alegria e a Associação Rapunzel Solidária, os interessados devem acessar os links: https://www.facebook.com/EngenheirosdaAlegriaUNIFEI/ e https://www.rapunzelsolidaria.org.br/.