Equipe Saci Baja SAE conquista 4º lugar em enduro da 12ª Competição Baja SAE Brasil

Equipe Saci Baja SAE, que participou do enduro na 12ª Competição Baja SAE Brasil em Piracicaba – SP.

A Saci Baja SAE esteve presente na Competição Baja SAE com o SB-X, carro que possui um enfoque na identidade visual da equipe.

A Equipe Saci Baja SAE, um dos Projetos Acadêmicos de Competição Tecnológica da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), participou da 12ª Competição Baja SAE – Etapa Regional Sudeste, em Piracicaba – SP, que contou com a presença de 36 equipes de outras universidades de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

A Saci esteve presente no evento durante os dias 24, 25 e 26 de agosto e contou com a participação de 39 membros, incluindo o professor orientador, Diego Maurício Yepes Maya, do Instituto de Engenharia Mecânica (IEM). O grupo participou da competição com o SB-X. O carro é o décimo protótipo da Saci e possui design com enfoque na identidade visual da equipe, representando um projeto comemorativo.

No primeiro dia de competição, foi realizado o credenciamento dos membros inscritos e, em seguida, a equipe fez a montagem do box para a preparação e os ajustes finais do carro para a Inspeção de Conformidade Técnica e Segurança. A Saci obteve sucesso e logo foi aprovada para dar continuidade às etapas seguintes da competição.

Durante a manhã, no dia 25, a equipe realizou as apresentações sobre o planejamento, projeto e construção do SB-X. Posteriormente, foi feito o teste de conforto e o de freio e a Saci passou de primeira. No período vespertino, foi realizado o teste de aceleração e velocidade, e no fim do dia, aconteceu a prova de manobrabilidade e suspensão. Já no último dia de competição, os integrantes da Saci participaram da prova de enduro e tiveram a oportunidade de ver o SB-X testando todos os limites.

Após superar vários desafios, a equipe atingiu a quarta colocação no enduro e a sétima na classificação geral. Dessa forma, a Saci ganhou mais experiência e ânimo para buscar resultados ainda melhores. Em sua página no Facebook, a equipe manifestou-se, dizendo: “É uma sensação gratificante ver que todo nosso trabalho valeu a pena e nos trouxe ótimos resultados”.

A equipe vai se preparar para a próxima competição, que é a 25ª Competição Baja SAE Brasil – Etapa Nacional que ocorrerá no início de 2019. Mais informações sobre a equipe e a participação na competição podem ser encontradas no Facebook da Saci: https://www.facebook.com/equipesaci