Equipe Uai!rrior ganha duas medalhas de ouro e uma de bronze na RoboGames 2018

Equipe Uai!rrior chegando na Califórnia para a RoboGames.

Os alunos fazendo a checagem dos robôs antes do início do campeonato.

Robô General durante uma das lutas.

Bruno Duarte recebendo a medalha de ouro conquistada com o robô General.

Da esquerda para a direita está o Bruno Duarte, Alexandre Marciente, Felipe Felicioni, Bruno Felipe Guimarães e o João Marcos Giacometti.

O robô General conseguiu novamente uma medalha de ouro na RoboGames, tornando o Brasil bicampeão mundial.

General, Federal e Ricota, robôs da Uai!rrior que garantiram medalhas para o Brasil.

A Equipe Uai!rrior, um dos Projetos Acadêmicos de Competição Tecnológica da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), recebeu duas medalhas de ouro e uma de bronze durante a décima quarta edição da RoboGames, considerada a Olimpíadas dos Robôs. O evento aconteceu em Pleasanton, Califórnia, nos Estados Unidos.

A RoboGames envolve anualmente participantes de mais de 30 países que atuam em diversas categorias de competições tecnológicas, entre elas o futebol e o combate de robôs.

Além do General, a Uai!rrior levou outros robôs para competir em categorias de peso, como o robô Ricota, que, no ano passado, conquistou o bronze na competição, e o robô Recruta, a mais nova máquina de competição da equipe, que, segundo seus integrantes, nasceu da vontade de inovar e de participar de todas as categorias da guerra de robôs.

A equipe ainda contou com o trio Cálculos Hockey Team, que compete em partidas de 10 minutos e tem a missão de fazer mais gols na equipe adversária, à semelhança do hockey praticado por pessoas. Nessa categoria a Uai!rrior já é heptacampeã nacional e tricampeã mundial.

No dia 26 de abril, os robôs da Uai!rrior passaram por inspeção, testes estáticos e dinâmicos e foram devidamente aprovados para a competição. Já no dia 27, a competição foi oficialmente iniciada.

Após os três dias de competição na RoboGames, a Uai!rrior se consagrou campeã na categoria Lightweight com o robô Federal MT. A equipe também ficou com a primeira colocação na categoria Middleweight com o robô General, que se tornou bicampeão mundial. Ambos se tornaram invictos durante a competição deste ano e, assim, a Uai!rrior conquistou duas medalhas de ouro.

A equipe também ganhou uma medalha de bronze com o robô Ricota, na categoria Bettleweight, que, segundo os membros da Uai!rrior, apresentou lutas com muita emoção.

A Uai!rrior, cujo coordenador é o professor Tales Cleber Pimenta, do Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação (Iesti) da Unifei, agradece a todos os patrocinadores e àqueles que acompanharam as disputas e torceram por ela durante a RoboGames.

Outras informações e vídeos da competição podem ser conferidos na página da equipe no Facebook: https://www.facebook.com/uairrior/.