
A equipe Cheetah Racing na 18ª Competição Fórmula SAE Brasil.
O Cheetah Racing é um projeto especial focado em construir um carro movido a combustão do tipo fórmula e compete na Fórmula SAE. A equipe surgiu no ano de 2011 e em 2012 participou de sua primeira competição, quando foi considerada a melhor equipe estreante. Desde então, ela concorre todos os anos na etapa nacional.
Já a equipe Cheetah E-Racing foi fundada em 2013 e tem o intuito de projetar e construir um carro elétrico tipo fórmula para participar da competição de Fórmula SAE, a maior competição de engenharia do planeta.
Consideradas Projetos Acadêmicos de Competição Tecnológica da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), a Cheetah Racing e a Cheetah E-Racing participaram em 2022 da 18ª Competição Fórmula SAE Brasil – TotalEnergies no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba – SP. O torneio possui a chancela da SAE Brasil, organização que desenvolve atividades tecnológicas de inovação em mobilidade urbana.
As duas equipes da UNIFEI, que têm um histórico de conquistas em diversas provas, se prepararam para a competição com os seus projetos de carros e o objetivo de trazer mais prêmios para a Universidade e de representá-la de forma positiva no país.
A competição
O torneio foi disputado ao longo de uma semana e a avaliação dos carros aconteceu por meio de diversas provas, que mediram o desempenho de cada veículo, nos quesitos estáticos e dinâmicos, além da parte técnica apresentada pelos alunos.
Disputada no Brasil desde 2004, a competição teve início na década de 1980 nos Estados Unidos e ocorre em vários países do mundo, como Alemanha, Austrália, Inglaterra, Itália e em outros já citados. Desde que participou da prova pela primeira vez em 2012 e foi considerada a melhor equipe estreante, a Cheetah Racing participa do evento todo ano, e sua melhor colocação foi um sexto lugar geral.
Resultados
Na categoria Carros Movidos a Combustão, a Cheetah Racing ficou na 11ª colocação, em um total de 40 equipes. O pódio ficou com o Centro Universitário FEI, em terceiro; a Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo (EESC-USP), em segundo, e o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), em primeiro lugar.
Já na categoria Elétrica, a Cheetah E-Racing ficou em 8º lugar, em um total de 19 veículos. O terceiro lugar ficou com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); o segundo, com a Faculdade de Engenharia de Sorocaba (FACENS) e a equipe campeã foi a do Centro Universitário FEI.
Segundo o reitor da UNIFEI, professor Edson da Costa Bortoni, “os Projetos Acadêmicos de Competição Tecnológica são um dos grandes atrativos dos nossos cursos. Nesses projetos, os alunos podem colocar em prática os conhecimentos adquiridos nas aulas e desenvolvem competências de gestão, tecnológicas e criativas. Desde o primeiro semestre como estudante da UNIFEI, já é possível participar desses projetos”.
A Reitoria da UNIFEI deve entregar nos próximos meses um novo espaço construído especialmente para atender esses projetos, além de ampliar, em 2023, os recursos financeiros destinados a atender as demandas deles. “Atualmente contamos com 17 diferentes projetos e centenas de estudantes participando ativamente deles. As competições ocorrem em âmbitos regionais, nacionais e internacionais e nossos alunos nos enchem de orgulho com tanta dedicação para obterem os melhores resultados”, completou o reitor.