Equipes de competição tecnológica da Unifei participam da 25ª Competição Nacional Baja SAE

A equipe de competição tecnológica Mountain Baja, da Unifei de Itabira, participou da 25ª Competição Nacional Baja SAE com o protótipo MB03.

A equipe Saci Baja SAE, representante da Unifei de Itajubá, participou da competição com o protótipo SB-X.

 

 As equipes Saci Baja SAE e Mountain Baja, Projetos Acadêmicos de Competição Tecnológica da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), respectivamente do campus sede e do campus de Itabira, estiveram na 25ª Competição Nacional Baja SAE, que aconteceu em São José dos Campos – SP, de 20 a 24 de fevereiro.

 Segundo o site oficial da competição, Baja é um projeto criado pela Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE), na década de 1990, para incentivar o ensino da Engenharia no país, o que tem contribuído na complementação da formação dos alunos, que fazem os projetos, gerenciam suas equipes, viabilizam a parte econômica e constroem seus carros.

 Nesse contexto, nas competições de Baja, os alunos são desafiados a construir um protótipo de veículo off-road, que durante a competição é avaliado em vários quesitos como projeto desenvolvido, segurança do protótipo, provas dinâmicas, conforto, dirigibilidade e enduro de resistência, entre outros. As provas possuem suas respectivas pontuações com diferentes pesos e dependências entre si.

 Neste ano, a equipe Mountain Baja do campus de Itabira, fundada em 2010, participou da competição com o protótipo MB03. O veículo começou a ser projetado no início de 2018 e sua construção foi iniciada no final do mesmo ano. Segundo seus membros, a equipe vem evoluindo bastante ao longo dos anos e contou, neste ano, com um projeto totalmente diferente e com bastante potencial.

 Durante a última competição, porém, a equipe de Itabira foi desclassificada por questões de regulamento, o que a impossibilitou de pontuar no evento. “Como a maioria das equipes, enfrentamos diversos obstáculos ao longo do projeto, mas que são essenciais para a evolução e crescimento da equipe. O que motiva cada vez mais é a felicidade de ver um projeto sendo finalizado e o veículo apto para competir e enfrentar os mais diversos terrenos, além de saber que, mesmo em meio a tantas dificuldades, conseguimos superá-las com trabalho em equipe e muita dedicação”, afirmaram membros da equipe em contato com a Secretaria de Comunicação (Secom) da Unifei.

 Já a equipe representante de Itajubá participou da competição com o SB-X, o décimo protótipo da equipe, que possui design com enfoque na identidade visual da equipe, representando um projeto comemorativo. No primeiro dia de competição, a Saci Baja SAE realizou o credenciamento dos seus membros.

 No segundo dia, a equipe fez a montagem do box para a preparação e os ajustes finais do carro para a inspeção de conformidade técnica e segurança. A Saci teve quatro inconformidades, que foram resolvidas em 20 minutos, e foi aprovada na inspeção de segurança, logo em seguida. No período da tarde, a equipe participou com sucesso da prova de avaliação de projeto dinâmico, sendo o protótipo conduzido por um juiz da competição. Também, foi aprovada na prova de verificação de segurança dinâmica, incluindo a prova de freios, em que a equipe passou na primeira tentativa.

 Durante o terceiro dia, a equipe realizou as apresentações sobre planejamento, projeto e construção do SB-X. No dia seguinte, participou de todas as provas dinâmicas da competição, incluindo aceleração, velocidade, tração, manobrabilidade e suspensão. A Saci obteve sucesso em todas elas, exceto na de suspensão, pois o protótipo teve um problema em seu semieixo, o qual foi solucionado para que a equipe pudesse participar da prova comemorativa de 25 anos da Competição Baja SAE.

 Já no último dia de competição, os integrantes da Saci participaram da prova de Enduro e tiveram a oportunidade de ver o SB-X testando todos os limites.

 “Essa competição serviu de grande aprendizado e motivação para os membros, que, agora, vão focar seus esforços no projeto e construção do novo protótipo da Equipe Saci, o SB-11, o qual participará da 13ª Competição Baja SAE Brasil – Etapa Sudeste, em agosto de 2019”, afirmaram membros da equipe Saci.

 Mais informações sobre os projetos de competição tecnológica Saci Baja SAE e Mountain Baja da Unifei podem ser acessadas em: https://unifei.edu.br/extensao/extensao-tecnologica-e-empresarial/projetos-especiais/.