Equipes de projetos acadêmicos e empresas juniores realizam workshops e processos seletivos no início de 2019

Integrantes da ProHidro Jr junto dos alunos que participaram do workshop da Empresa Jr.

Integrantes da Intecoop junto dos alunos participantes do processo seletivo.

A Universidade Federal de Itajubá (Unifei), em seus dois campi, de Itajubá e de Itabira, conta com diversas equipes de projetos acadêmicos de competição tecnológica, empresas juniores e outras entidades a ela ligadas, todas com objetivos que vão da preparação para o mercado de trabalho à aplicação prática dos ensinamentos da sala de aula. No início do ano de 2019, várias dessas equipes realizaram workshops e processos seletivos com o objetivo de atrair membros para seus projetos.

Os workshops foram realizados em diversos espaços da Universidade e contaram com a presença dos calouros e também alunos interessados em conhecer ou ingressar nos projetos. Um dos realizadores foi o Itajubá Consulting Club (ICC), que surgiu em 2016 na Unifei e se dedica a compreender e tornar próximo o mundo da consultoria empresarial. Segundo os membros do ICC, “o objetivo do workshop foi aproximar os alunos da Unifei do mercado de consultoria em geral, no qual buscamos atuar, e o processo seletivo busca a entrada de pessoas interessadas no mercado de consultoria a se prepararem para ele”, afirmaram.

Outro projeto que realizou workshop e processo seletivo foi a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Intecoop). Ela faz a incubação de organizações sociais que têm por objetivo central o fomento da geração de ocupação e renda no município de Itajubá, por meio das diretrizes da Economia Solidária. Segundo os integrantes da Intecoop, os alunos que ingressam na incubadora podem ter a oportunidade de atuar sobre problemas reais e cotidianos da sociedade, tornando-se profissionais preparados para lidar com diversificadas situações e também com o pensamento multidisciplinar.

Já a empresa júnior ProHidro, avaliou positivamente o engajamento dos alunos com o workshop e o processo seletivo que ela realizou. “Em nosso workshop, tivemos 48 pessoas participando, além de nossos membros, e no processo seletivo, 42 inscritos, sendo que 30 compareceram em nossa primeira etapa, o que representa um crescimento de 50% em relação ao ano anterior”, afirmaram.

Fundada em 2016, a ProHidro tem o intuito de realizar projetos, serviços e consultoria relacionados a recursos hídricos, buscando o desenvolvimento de Itajubá e região, e também formar profissionais capacitados e comprometidos com esse objetivo.

Além dos projetos citados, foram realizados workshops e processos seletivos por diversas equipes, dentre elas: Atlética Unifei, Bateria Danada, Beyond Rocket Design, BlackBee Drones, Byron Solutions, Centro Acadêmico de Administração, Cheeta E-Racing, Coyotes Moto Racing, Ecoveículo, Epic Coders, Enactus, Engenheiros da Alegria, Ex-Machina, Fator Jr, Fundação Asimo, In Loco Jr, Inova Jr, Kraken, ONG Amigos de Itajubá, Opeq, Robok, Saci Baja, SPE International, Uai!rrior, Unifei Jr, Worqui Jr  e Wrecking Ball.

Mais informações sobre as equipes de competição tecnológica, empresas juniores e entidades ligadas à Unifei podem ser acessadas nos links: https://unifei.edu.br/extensao/extensao-tecnologica-e-empresarial/ e https://unifei.edu.br/extensao/empreendedorismo-e-inovacao/.