Esclarecimento – Foto de Defesa de Dissertação

Tem circulado, em alguns grupos de redes sociais e de aplicativos para troca de mensagens, a imagem de um aluno da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) apresentando a dissertação com o título “O uso indiscriminado de figurinhas no Whatsapp e seu impacto social”. Esta imagem falsa vem se espalhando com intuitos humorísticos ou com a intenção de desmerecer a pesquisa acadêmica e diminuir a importância da Universidade Pública.

Cumpre esclarecer que o aluno fez parte do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade (DTecS), da Unifei, e que o objeto da sua pesquisa não tem relação com o que foi divulgado na montagem. O título da dissertação é “A Pessoa com Deficiência e o Mercado de Trabalho: Um Estudo na Microrregião de Itajubá-MG”, como pode ser visto na imagem que acompanha esta nota, e sua defesa aconteceu no dia 08/08/2019.

A pesquisa faz parte de um projeto no qual são estudadas questões sobre a educação inclusiva, atendimento educacional especializado e políticas públicas em prol de pessoas com deficiência, entre outros.

A proposta da dissertação foi entender a legislação e as políticas públicas e a forma como elas são aplicadas, além de analisar a percepção dos principais atores sociais envolvidos. Para desenvolver a pesquisa, o aluno fez uma coleta de informações e dados de treze cidades no Sul de Minas e aplicou entrevistas com profissionais de Recursos Humanos, profissionais de fiscalização e com pessoas com deficiência.

O aluno já apresentou artigos relacionados ao trabalho no Congresso Internacional de Educação Inclusiva & III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva e Direitos Humanos e no Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, além de ter publicado recortes dos seus dados e das suas análises na Revista RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, v. 8, p. 1-21, 2019.

O aluno e o Programa de Pós-Graduação DTecS estão à disposição para conversar sobre a pesquisa com quem se interessar.

Professora Vanessa Silveira Barreto Carvalho, Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação e Professora Daniele Orgnaghi Sant’Anna, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação DTecS