Ex-professor da Unifei lança o livro Vocabulário de Anatomia

Dessano Plum de Oliveira, ex-professor substituto da Unifei, publicou o livro Vocabulário de Anatomia, que reúne mais de 1.000 termos anatômicos.

Cada termo do livro é traduzido de outros idiomas e apresentado de maneira simples e prática, facilitando a compreensão e o estudo da Anatomia.

O ex-professor substituto do Instituto de Recursos Naturais (IRN) e mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Itajubá (Unifei) Dessano Plum de Oliveira, lançou o livro intitulado Vocabulário de Anatomia, com mais de 1.000 termos anatômicos, incluindo epônimos1, que ajudam a revelar um pouco da história desta disciplina ao longo dos anos. Cada termo é traduzido de outros idiomas, como o Latim e o Grego, dentre outros, de maneira simples e prática, facilitando a compreensão e o estudo da Anatomia Humana.

Segundo o professor Dessano, a ideia de desenvolver um vocabulário anatômico em formato de livro surgiu em 2006, quando ele lecionava na então Escola de Enfermagem Wenceslau Braz (EEWB), em Itajubá, atual Faculdade Wenceslau Braz (FWB). Entretanto ele iniciou a escrita em 2017, ano em que encerrou as atividades como professor substituto em Ensino de Ciências e Biologia na Unifei. Neste interim, tive o privilégio de estudar e me dedicar na missão de reunir os termos anatômicos que, com base na minha experiência no ensino de Anatomia, contempla o vasto vocabulário que é utilizado e necessário para a elaboração e edificação de conhecimentos nesta disciplina. Para os alunos iniciantes que passam por esta disciplina, o seu estudo resulta no aprendizado de uma nova linguagem”, afirmou o docente.

Dessano afirma que há diversas obras para o estudo da Anatomia Humana, principalmente livros textos e atlas. Porém obras que contemplam os termos anatômicos em relação a sua tradução e compreensão para o Português são escassas e com pouca oferta no mercado, dificultando o estudo e o acesso a este tipo de leitura.

Para o autor, a importância da publicação deste livro está na contribuição que ele oferece, permitindo que alunos e professores descubram os sentidos e significados das palavras que compõem este vocabulário. “A leitura do livro tem como finalidade preencher os espaços vazios que ficam no processo de memorização dos nomes das estruturas e órgãos do corpo, destacando novas formas e maneiras de se aprender”, explicou Dessano.

Segundo o professor, a publicação do livro não foi um projeto diretamente relacionado à Unifei, porém seu tempo de permanência na Universidade certamente contribuiu para isso. “Durante o mestrado em Ensino de Ciências que realizei na Unifei, orientado pelo professor Cláudio Kirner, do Instituto de Matemática e Computação (IMC), desenvolvemos um trabalho relacionado ao ensino de Anatomia a partir do acesso ao Curso Online Aberto Massivo (MOOC)”, disse o professor.

O autor do livro relatou que, na época do trabalho de pesquisa, ele observava que os estilos de aprendizagem eram fatores determinantes no processo de ensinar e aprender com o uso de recursos midiáticos. “Então esse trabalho me influenciou a adquirir um olhar diferenciado para os detalhes do processo”, afirmou Dessano.

O livro publicado pelo professor pode auxiliar os alunos do curso de Ciências Biológicas da Unifei, facilitando seu processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Anatomia Humana. “Esta é uma das principais disciplinas lecionadas no primeiro ano do curso de Ciências Biológicas, assim como outras ciências. Entretanto, ela surpreende e perturba os calouros, seja pela quantidade de nomes estranhos, seja pela sensação de manusear as peças formolizadas no laboratório. É o início do aprendizado de uma nova linguagem, com termos específicos e singulares, próprio do contexto anatômico”, explicou o docente.

Para ele, é necessário conhecer, relacionar e reelaborar conceitos já adquiridos para formar novas bases no aprendizado. “Então para estes alunos iniciantes, o livro é uma oportunidade ímpar de costurar conceitos densos com o senso comum, pois muitos dos termos buscam significados e sentidos nas coisas que já conhecemos”, disse Dessano.

O livro é resultado de um trabalho cuidadoso do professor, que selecionou termos atuais e aqueles que foram descontinuados pela terminologia própria da Anatomia, mas que fazem parte deste vocabulário. “Fizemos o esforço de trazer de volta os epônimos em notas de rodapé, para que os alunos e professores possam complementar o conteúdo, revelando um pouco da história e dos personagens que ajudaram a construir esta ciência”, afirmou Dessano.

Para mais informações sobre o livro Vocabulário de Anatomia, os interessados devem acessar o link: www.biolivro.com.br

______

[1] Epônimo é o sobrenome de alguém atribuído junto com o nome de uma determinada estrutura, com a ideia de substituir o nome original. No caso do estudo da Anatomia Humana, exemplos de epônimos são: papila de Vater, círculo de Willis, trompa de Falópio, tuba de Eustáquio etc.