Geifop da Unifei promove o desenvolvimento profissional de professores em exercício e auxilia na formação de futuros docentes

O Geifop foi criado em 2017 por docentes da Unifei.

O objetivo do grupo é o planejamento conjunto e a execução de projetos disciplinares e interdisciplinares temáticos.

O Geifop é um espaço contínuo de parceria entre membros da Universidade e professores da escola básica.

Os encontros do Geifop são compostos por reuniões de formação, discussões de problemáticas do ambiente escolar e criação de novas estratégias para promover a aprendizagem.

As discussões nascem das demandas trazidas pelos professores da educação básica e dos desafios já encontrados pelos licenciandos em seus estágios.

Das discussões que ocorrem durante os encontros surgem distintas temáticas de investigação.

De acordo com as demandas e os desafios encontrados, formam-se subgrupos de trabalho com interesses afins.

Em 2017 foi criado o Grupo de Estudos Interdisciplinares e Formação de Professores (Geifop) pelos docentes da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) Eliane Matesco Cristovão, do Instituto de Matemática e Computação (IMC), e João Ricardo Neves da Silva, do Instituto de Física e Química (IFQ). Este projeto de extensão teve início com a participação dos dois professores como formadores, além de duas professoras da rede pública de ensino e de três licenciandas em Matemática.

O grupo de estudos foi tomando corpo e, em 2018, propôs uma nova temática, sendo denominado “Programa de formação inicial e continuada de professores em Ciências, Matemática e Saúde: uma proposta de ações colaborativas em parceria com professores da educação básica”. Nesta nova versão, além das disciplinas de Matemática e Física, foi incorporada a Educação Física, com a formadora Mariella Bortoluzzi.

No decorrer de 2018, ao longo dos 18 encontros promovidos, o Geifop foi crescendo e se constituindo de professores de Matemática, Física, Língua Portuguesa e Educação Física da escola básica, licenciandos e mestrandos das carreiras de Matemática, Biologia e Física da Unifei. O objetivo do grupo centrou-se no planejamento conjunto e na execução de projetos disciplinares e interdisciplinares temáticos, constituindo um espaço contínuo de parceria entre membros da Universidade e professores da escola básica.

Os encontros foram compostos por reuniões de formação, discussões de problemáticas inerentes ao ambiente escolar, bem como a criação de novas estratégias para promover a aprendizagem. Destas discussões surgiram distintas temáticas de investigação. Elas nasceram das demandas trazidas pelos professores da educação básica e dos desafios já encontrados pelos licenciandos em seus estágios. Com isso, subgrupos de trabalho, com interesses afins, foram se formando.

Os subgrupos planejaram, desenvolveram e executaram seus projetos envolvendo Metodologias Ativas no Ensino de Física; Educação Matemática na Escola Rural; Interdisciplinaridade entre Matemática e Educação Física; Utilização da História da Matemática em Sala de Aula e o projeto da Nascente, desenvolvido pelos professores da Escola Estadual Marquês de Sapucaí, em Delfim Moreira.

Devido ao êxito do Geifop, da participação dos alunos da Unifei em congressos, expondo seus projetos, e das novas ideias e estratégias que surgiram para auxiliar o trabalho docente nas escolas públicas, o grupo voltou a se reunir em 2019. Desta vez, ele conta com alunos da Matemática, Física e Biologia, com ex-alunos da graduação, que já estão trabalhando efetivamente nas escolas, ou que ingressaram nos programas de Mestrado da Unifei, com os professores da escola básica e com a participação dos formadores do Departamento de Biologia, Marcela Agudo, do Instituto de Recursos Naturais (IRN), e do Departamento de Química, Evandro Fortes Rozentalski, do IFQ.

Neste ano, o grupo é inscrito como “Programa de formação continuada de professores em Ciências e Matemática: uma proposta de ações colaborativas com foco na nova BNCC”, e novos grupos disciplinares e interdisciplinares já estão se formando e começaram a elaborar seus projetos e propostas.

O Geifop vem tomando corpo e importância ao longo desses anos, expondo seus resultados nacionalmente e auxiliando, na teoria e na prática, os futuros professores, bem como promovendo o desenvolvimento profissional dos professores em exercício. Todo o trabalho realizado até o presente momento pode ser acompanhado pelo blog: