Projeto que permite a prática profissional para acadêmicos da UNIFEI em empresas de grande porte do Brasil recebe inscrições até 24 de janeiro

O Projeto Semestral UNIFEI, disciplina ofertada desde 2013, é um desafio vivenciado pelos alunos e pela empresa participante.

Alunos apresentando os projetos desenvolvidos durante o Workshop realizado no final de 2019.

As inscrições para o Projeto Semestral UNIFEI 2020.1 estão abertas desde 10 de dezembro de 2019 e vão até o dia 24 de janeiro deste ano.

 As inscrições para o Projeto Semestral UNIFEI 2020.1 estão abertas desde o dia 10 de dezembro de 2019 e vão até 24 de janeiro deste ano, próxima sexta-feira. Para ler o edital, os interessados devem acessar: http://bit.ly/Edital2020_2

 O Projeto Semestral UNIFEI tem por objetivo formar um novo profissional alinhado com as demandas do mercado de trabalho. Neste sentido, ele é desenvolvido em parceria com grandes empresas que compartilham os desafios internos, auxiliando a Universidade na formação do profissional do século 21.

 Tal iniciativa possibilita que os estudantes desenvolvam um projeto em uma empresa, de forma compartilhada com a Universidade, e que, com isso, disponham de um contato mais próximo com o ambiente profissional. Além disso, os alunos têm a oportunidade de aplicar em situações reais os conhecimentos adquiridos na graduação.

 A prática da empresa é trabalhada frequentemente junto dos alunos no Projeto Semestral Unifei. Em 2019, houve 27 projetos em parceria com 11 empresas multinacionais, formando mais de 200 alunos alinhados com as demandas do mercado e imersos na cultura das empresas parceiras.

 Para participar do Projeto Semestral UNIFEI, os alunos devem ser aprovados no edital de seleção e estar matriculados no 6º período, para cursos de graduação com duração de quatro anos, e no 7º para cursos com duração de cinco anos. Estudantes de qualquer curso da Universidade podem participar, o que segundo os organizadores, ajuda na diversificação de conhecimentos oferecidos para a empresa e recebidos pelos alunos.

 Os aprovados são organizados em grupos de 5 a 8 participantes e desenvolvem o projeto em um período de 16 semanas. Durante esse tempo, cada equipe conta com o apoio de dois tutores, sendo um colaborador da empresa e um docente da Instituição. Os grupos realizam visitas às empresas e coletam dados para implementar medidas e apresentar o andamento do trabalho nas suas principais etapas, que são o plano de ação, o acompanhamento do projeto e, por fim, os resultados.

 Para mais informações sobre o Projeto Semestral UNIFEI, os interessados devem acessar https://petproducao.unifei.edu.br/projetosemestralunifei/ ou entrar em contato pelo e-mail: petproducao@unifei.edu.br.

Workshop do Projeto Semestral UNIFEI

 No final de cada semestre há um workshop com apresentação dos projetos desenvolvidos nas empresas parceiras. O do segundo semestre de 2019 foi realizado, no salão de Apoio do prédio da Administração Central da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).

 Organizado pelo Programa de Educação Tutorial (PET) Engenharia de Produção e pela Diretoria de Prospecção Acadêmica e Profissional (DPAP), órgão ligado à Pró-Reitoria de Graduação (PRG), o evento apresentou experiências sobre as parcerias empresa-universidade que são proporcionadas pelo projeto citado.

 Segundo o professor Lourival Jorge Mendes Neto, da DPAP, no workshop realizado, alunos e professores da Universidade tiveram a oportunidade de conhecer possibilidades de desenvolvimento acadêmico, profissional e empresarial proporcionadas pelo Projeto Semestral UNIFEI.

 As empresas presentes no evento foram: ABB Robotics, Autoliv, Ball, Balteau, Basf, GE Power, Johnson & Johnson e Thales. Além destas, fazem parte do Projeto Semestral UNIFEI as empresas: AGC, CPFL, Cummins, Eaton, Embraer, Liebherr, Maxion, P&G e Siemens.