Intecoop desenvolve projeto de emancipação em parceria com a Rede de Catadores do Sul e Sudoeste de Minas Gerais

A Rede de Catadores do Sul e Sudoeste de Minas Gerais realizou uma parceria com a Intecoop para desenvolver projeto de emancipação de catadoras.

 A Rede de Catadores do Sul e Sudoeste de Minas Gerais realizou uma parceria com a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Intecoop), por meio do projeto “Formação para emancipação das catadoras de materiais recicláveis do Sul de Minas Gerais”, aprovado no edital Justiça Econômica da Fundação Luterana de Diaconia.

 O projeto foi destinado à formação das mulheres catadoras sobre o gerenciamento dos empreendimentos, os processos de tomadas de decisão e também o controle financeiro. O projeto foi realizado em setembro durante dois dias intensos de atividades na Universidade Federal de Itajubá (Unifei).

 A Intecoop é uma parceria institucional entre a Prefeitura Municipal de Itajubá e a Unifei, cujo o objetivo é formar, acompanhar e assessorar grupos sociais no que envolve a geração de emprego e renda. Atualmente, a Intecoop acompanha a Associação de Catadores Autônomos de Reciclagem Itajubense (Acari), também contemplada pelo projeto e uma das bases da rede de catadores já citada.

 Atualmente, por meio de seu programa de incubação, a Intecoop oferece apoio a formação e consolidação de Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) do Município de Itajubá, capacitando os empreendimentos para a gestão autônoma de seus negócios. Podem participar desse programa grupos de pessoas físicas ou jurídicas, formalizadas ou não, que queiram estruturar associações ou cooperativas populares de economia solidária.

 A Intecoop oferece a seus incubados apoio em diferentes frentes de formação e desenvolvimento, incluindo orientação em gestão e administração às novas associações/cooperativas e seus empreendedores, para que os produtos e processos possam ser comercializados visando sua sustentabilidade; apoio estratégico e network; incentivo à busca de fomento e incentivos financeiros governamentais destinados às cooperativas e associações; incentivo à participação de eventos promocionais, como feiras empresariais, workshops e seminários, e amplo programa de capacitação, assessoria e mentoria e interação permanente com a Universidade.

 Para mais informações sobre a Intecoop e o projeto “Formação para emancipação das catadoras de materiais recicláveis do Sul de Minas Gerais”, os interessados devem acessar o link: https://www.facebook.com/Intecoop.Itajuba/.