Laboratório Remoto de Física da UNIFEI já foi acessado por usuários de mais de 30 países

Mapa de acessos, por país, ao Laboratório Remoto de Física da UNIFEI.

Laboratório Remoto de Física da UNIFEI.

Página de acesso ao Laboratório Remoto de Física da UNIFEI: https://labremoto.unifei.edu.br/src/welcome.php.

O Laboratório Remoto de Física da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) é um ambiente didático em que todos os experimentos podem ser controlados por meio da internet. Os usuários podem acompanhar em tempo real tudo o que acontece e realizar leituras de instrumentos de medidas com auxílio das imagens fornecidas pelas câmeras distribuídas nos experimentos.

Segundo o coordenador do laboratório, professor Thiago Costa Caetano, do Instituto de Física e Química (IFQ), existem poucos laboratórios dessa natureza em todo o mundo e este, de modo particular, é único sob o aspecto de que permite que sejam realizadas práticas experimentais investigativas, aproximando-se ainda mais de uma prática convencional.

A ideia de se construir um laboratório onde todos os experimentos possam ser operados remotamente apoia-se no fato de que uma parcela significativa das escolas de níveis fundamental e médio ou mesmo, em alguns casos, escolas técnicas ou de nível superior não possuem um laboratório de Física minimamente equipado ou possuem laboratórios incompletos. Considerando ainda a oferta crescente de cursos na modalidade à distância, o recurso da experimentação remota torna-se algo interessante, dada a dispersão geográfica observada normalmente entre os estudantes dessa modalidade de ensino.

Os primeiros passos do desenvolvimento desse laboratório na UNIFEI ocorreram no ano de 2012, no Departamento de Física e Química do então Instituto de Ciências Exatas. Inicialmente, o espaço destinado ao novo ambiente didático era uma sala pequena, improvisada, com menos de 15 metros quadrados.

O desenvolvimento expressivo do laboratório passou a ocorrer a partir do ano de 2015, após a criação do IFQ da UNIFEI e com a inauguração das suas novas instalações, quando uma área de aproximadamente 70 metros quadrados foi destinada a essa finalidade. Com a nova infraestrutura, diversos sistemas puderam ser aprimorados, como as interfaces computacionais voltadas para a web e a automação dos experimentos, que agora contam com hardware projetado e construído especificamente para cada um.

Atualmente, o Laboratório Remoto de Física é utilizado nas disciplinas de Física Geral I, Prática de Ensino de Física e Prática de Ensino de Física II. Porém, ele já foi acessado por usuários de mais de 30 países, como é possível ver no mapa de acessos (https://labremoto.unifei.edu.br/src/show-accesses.php).

O laboratório é utilizado também para a oferta de cursos voltados para os estudantes da licenciatura em Física, com o propósito de instrumentalizar os futuros docentes para um ensino que seja consistente com o cenário atual, em que se faz necessário trabalhar, de forma articulada, as novas tecnologias em sala de aula, a fim de que os estudantes possam ter uma formação que lhes permita participar da sociedade a que pertencem, rodeada de recursos tecnológicos e em constante transformação.

O acervo do laboratório está acessível 24 horas por dia pelo endereço https://labremoto.unifei.edu.br/src/welcome.php e é totalmente gratuito.