Multinacional Advantech apresenta projeto de IoT focado em gestão e monitoramento energético para a Unifei

No dia 07 de maio, às 14 horas, aconteceu uma reunião no campus sede da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), envolvendo a Reitoria, a Pró-Reitoria de Extensão (Proex), professores do Instituto de Sistemas Elétricos e Energia (ISEE) que atuam no Centro de Excelência em Eficiência Energética (Excen) e representantes da empresa Advantech com o objetivo de apresentar o projeto de um laboratório de gestão e monitoramento energético focado em sustentabilidade e eficiência energética.

Pela Unifei, participaram os professores Marcel Fernando da Costa Parentoni, vice-reitor; José Arnaldo Barra Montevechi, chefe de Gabinete da Reitoria; Cláudio Ferreira, Eduardo Crestana Guardia, Jamil Haddad e Roberto Akira Yamachita, todos do ISEE, e Alessandro Augusto Nunes Campos, coordenador de Fomento de Pesquisa e Desenvolvimento, da Proex. Pela empresa, estiveram presentes Mario Franco Neto, presidente da Advantech Brasil, formado em Engenharia Mecânica em 1982, na então Escola Federal de Engenharia de Itajubá (Efei); Higor Del Vecchio de Carvalho, engenheiro de Aplicação, e Vinícius Rennó Campos, aluno do curso de Engenharia de Produção na Unifei e responsável pelo Marketing Corporativo e Parcerias da empresa.

A Advantech é uma multinacional referência no desenvolvimento de soluções em Internet of Things – IoT (Internet das Coisas), com diversos cases de sucesso relacionados a Indústria 4.0 e cidades inteligentes pelo Brasil e pelo mundo. Possui mais de 7.000 produtos no catálogo, desenvolvendo sensores, aquisitores de dados, computadores, tablets, gateways, IHMs e softwares, entre outros.

A empresa é líder mundial no desenvolvimento de computadores industriais, representando 32% do mercado. Presente em 23 países, a Advantech cria soluções para automação industrial, hospitalar, agrícola, logística, alimentícia, comercial e várias outras. Ela possui duas unidades no Brasil, sendo sua sede nacional em Itajubá.

Detalhes do projeto

Logo no início da reunião, os professores do ISEE falaram sobre algumas das atividades que realizam e quais suas expectativas em relação ao projeto. Em seguida, Vinicius Rennó fez uma apresentação sobre a empresa, destacando principalmente a IoT, conceito fundamental para o desenvolvimento desse projeto.

O projeto intitulado Centro de Gestão e Monitoramento de Energia (CGME) foi apresentado pelo engenheiro Higor Del Vecchio, da Advantech. Ele explicou que o objetivo é desenvolver um conjunto de ações para gerir e monitorar, de forma sustentável e eficiente, a energia da Unifei, tendo como ponto inicial o Conjunto I, composto pelo ISEE.

O engenheiro de Aplicação Higor Del Vecchio pontuou que o projeto envolve a utilização de hardwares e softwares da Advantech para realizar o monitoramento do conjunto I em seis partes diferentes: a primeira, vai monitorar o conjunto I como um todo; a segunda, cada um dos 4 blocos do conjunto; a terceira, dois sistemas de iluminação externa; a quarta, cada andar do bloco 2; a quinta, 10 salas de aulas, e a sexta, vai monitorar detalhadamente todos os pontos de consumo de uma das 10 salas.

No projeto ainda estão previstas atuações automáticas de controle na iluminação e ar-condicionado em algumas salas, com base nas informações coletadas por sensores, como, por exemplo, a quantidade de pessoas, a temperatura e a umidade interna e externa, visando a eficiência energética.

Segundo Higor, a tendência é que com os bons resultados colhidos, ocorra a expansão do projeto para todo o campus, causando uma economia significativa para os gastos da Universidade. O projeto deve despertar também o interesse de indústrias, empresas, escolas, edificações e parques, entre outros locais que queiram gerenciar o consumo energético em tempo real em busca de redução de custos.

O professor Roberto Akira Yamachita também fez considerações sobre o projeto, destacando objetivos, justificativa e benefícios, entre eles o aprimoramento de conhecimentos e habilidades dos pesquisadores envolvidos, a prática do conhecimento adquirido na Universidade, o envolvimento com IoT aplicado a energia e a implementação do CGME. Ele também falou sobre as etapas do projeto, o valor investido, os itens necessários e a equipe envolvida, que, além de alguns membros presentes na reunião, contará com três bolsistas custeados pela Advantech.

A iniciativa apresentada foi elogiada pelos representantes da Reitoria da Unifei e foram feitas sugestões para o futuro do projeto. Vinicius Rennó apresentou um vídeo sobre um dos prédios da Advantech, que ganhou o prêmio de prédio mais inteligente da Ásia, destacando-se pelos conceitos de smart building, incluindo sustentabilidade e eficiência energética. Ao final da reunião, foi estabelecida uma meta para que o projeto seja colocado em prática.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no site da Advantech: www.advantech.com.br, pelo telefone +55 11 5592 5355 e pelo e-mail: higor.carvalho@advantech.com.br.

Professores da Unifei e membros da Advantech durante a reunião de apresentação do projeto CGME.

O engenheiro Higor Del Vecchio, coordenador do projeto pela Advantech, apresentando detalhes e objetivos do CGME.

O professor Roberto Akira, coordenador do projeto pela Unifei, apresentando alguns pontos sobre a proposta de gestão e monitoramento energético.

A equipe do projeto Centro de Gestão e Monitoramento de Energia com os professores Marcel Parentoni, vice-reitor, e José Arnaldo, chefe de Gabinete da Reitoria.