NEaD participa de Fórum da UAB e de Workshop de Inovação em Brasília

A professora Juliana Furlani, da Unifei, participou dos eventos em Brasília com outros coordenadores da UAB de Minas Gerais.

O XI Fórum Ordinário de Coordenadores UAB e o I Workshop de Inovação da DED/Capes aconteceram em Brasília nos dias 10 e 11 de dezembro.

A Unifei foi representada pela professora Juliana Maria Sampaio Furlani, do IFQ, atual coordenadora da UAB na Instituição.

A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) foi representada pela professora Juliana Maria Sampaio Furlani, do Instituto de Física e Química (IFQ), coordenadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na instituição, durante o XI Fórum Ordinário de Coordenadores da UAB e no I Workshop de Inovação da DED/Capes – Diretoria de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – , ocorridos em Brasília – DF nos dias 10 e 11 de dezembro.

A professora Juliana, que integra o Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da Unifei, relatou que, nos dois dias de eventos, houve palestras e exposições que abordaram temas relacionados a esta modalidade de ensino. “Destaco a apresentação de produtos de soluções tecnológicas como um dos temas bem explorados nesta edição do Fórum. Os projetos apresentados, que foram contemplados no edital 03/2016 de inovação da Capes, mostraram a aplicação prática dos projetos, dentre eles o projeto ELLA – English Learning Laboratory, cujo objetivo é a produção oral em língua inglesa como língua estrangeira no Brasil”, afirmou ela.

A docente também citou o projeto Friga 1.0, desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para apoiar os processos seletivos de bolsistas assistentes à docência para os polos da UAB.

Outros assuntos como “Formação Docente – Resultados e Perspectivas”, “Recursos Educacionais Abertos” e “Aprendizagem Ativa e Colaborativa” também estiveram na programação das palestras. “A proposta do I Workshop foi excelente ao mostrar os resultados obtidos pelos projetos aprovados para a inovação na educação, em especial na educação a distância”, afirmou a professora Juliana. O evento teve também apresentações culturais como o Coral TST/Capes.

Regulamentação de processos seletivos

A coordenadora da UAB na Unifei lembrou ainda que o XI Fórum abordou a Portaria nº 249/2018 da Capes, que regulamenta o processo seletivo de bolsistas da UAB, publicada em 12 de novembro. De acordo com a norma, a concessão de bolsas a participantes está classificada em quatro tipos e com duração estipulada:

Grupo 1, bolsa de coordenadoria geral e coordenadoria adjunta;

Grupo 2, bolsa de coordenadoria de curso e coordenadoria de tutoria;

Grupo 3, bolsa de assistência à docência, tutoria, professor formador e conteudista, e

Grupo 4, bolsa de coordenadoria de polo.

A duração da concessão de cada bolsa será de até dois anos para os Grupos 1 e 2 e de até 4 anos para os Grupos 3 e 4.

Instituto Sua Ciência

No dia 11 de dezembro, a professora Juliana Furlani aproveitou a oportunidade do evento para fazer a divulgação do Instituto Sua Ciência (ISC), que tinha sido lançado oficialmente durante o XXXII Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química de Minas Gerais, em Juiz de Fora, em 11 de novembro passado.

Tendo como idealizadora a professora Juliana Fedoce Lopes, também do IFQ, o ISC é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que busca alternativas de fomento à pesquisa, aproximando a comunidade acadêmica e a sociedade. Um de seus objetivos é obter investimentos financeiros de pessoas físicas e jurídicas que serão convertidos em bolsas de pesquisa. Para saber mais sobre o ISC, basta acessar: https://suaciencia.org/

Sistema UAB

O programa UAB foi criado em 2006 para o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no país. Atualmente, o sistema conta com 136 Instituições Públicas de Ensino Superior, as quais ofertam 775 cursos superiores em 746 polos ativos em todo o âmbito nacional.

* Texto produzido com as informações disponíveis no link: https://nead.unifei.edu.br/noticias/401-nead-unifei-presente-no-xi-forum-de-coordenadores-uab-e-i-workshop-de-inovacao-da-ded.