Nota de Esclarecimento

1) O Núcleo de Educação Inclusiva (NEI) é um órgão institucional cujos objetivos são promover ações que viabilizem o acesso de alunos de graduação e pós-graduação com deficiências a todas as atividades oferecidas pela Universidade, bem como propor políticas e práticas de apoio à acessibilidade e à inclusão dos servidores técnico-administrativos e docentes da UNIFEI. Trata-se, dessa forma, de um órgão de apoio a ações internas.

2) O Núcleo de Estudos em Formação Docente, Tecnologias e Inclusão (NEFTI) é um grupo de pesquisa registrado no CNPq e coordenado por uma docente do Instituto de Física e Química desta instituição. Cabe ressaltar que a participação e/ou coordenação de grupos de pesquisa e de estudos fazem parte das atribuições dos docentes da Universidade.

Embora aos olhos da comunidade externa à UNIFEI existissem aproximações entre NEI (antigo NAI) e NEFTI, pois ambos compartilhavam o mesmo espaço, informamos que esses núcleos têm, por definição, naturezas, objetivos e funções distintas. Coube ao CONSUNI, órgão máximo de deliberação da Universidade em matéria de política universitária e administração, deliberar sobre a subordinação do NEI ao Centro de Educação – CEDUC, razão esta que exigiu a separação física entre o setor NEI e o grupo de pesquisa NEFTI.

Destacamos que não compete ao NEI nem ao NEFTI realizar atendimento clínico de qualquer espécie a pessoas com deficiências; cabendo este tipo de atividade a profissionais especializados de diferentes áreas da saúde. Assim, ações dessa natureza não são, em nenhuma instância, institucionalizadas na UNIFEI. Reforçamos ainda que a UNIFEI não oferece cursos na área de saúde (Psicologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia etc.) e que não é de sua competência nem existem profissionais qualificados para a oferta de atendimento clínico à comunidade externa, com ou sem deficiência.

Complementamos ainda que, no âmbito da UNIFEI, os espaços físicos, mobiliários, equipamentos e afins são decididos em instâncias apropriadas como o Comitê Gestor de Infraestrutura (CGInfra), o setor de patrimônio, as assembleias das Unidades Acadêmicas e o Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (CEPEAd), todos com normas e regulamentos de acesso público e com representação dos diversos setores da Universidade.

Portanto, as decisões relativas à ocupação do antigo espaço e a mobiliários utilizados pelo NEI se darão nos órgãos internos competentes, ouvindo-se seus representantes; atuações externas à Universidade e fora de contexto em nada contribuem para as decisões desses órgãos.

Atenciosamente,

Prof. Dr. Rodrigo Silva Lima – Diretor do Centro de Educação e Pró-Reitor de Graduação da UNIFEI.

Prof. Dr. Mikael Frank Rezende Junior – Diretor do Instituto de Física e Química