Nota: Retorno às atividades presenciais na UNIFEI, nos campi de Itajubá e de Itabira

A toda a comunidade UNIFEI:

A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) tem se esforçado ao máximo durante a pandemia para manter a segurança e a integridade de alunos, professores, servidores e comunidade local em Itabira e Itajubá.

Durante o ano de 2021, foram realizadas inúmeras discussões e tomadas várias decisões colegiadas importantes, tais como:

  • A manutenção de um comitê de crise COVID-19 amplo e representativo;
  • A elaboração e a aprovação do Protocolo de Biossegurança UNIFEI, amplamente consultado e debatido pela comunidade (https://drive.google.com/file/d/1P5M6Hu-700muuXWfohHXcO8Isph5uAHe/view?usp=sharing);
  • A criação da CARTE – Comissão de Acompanhamento ao RTE – para melhoria do ensino remoto, motivada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) UNIFEI;
  • A emissão de portaria para retorno de servidores discentes e técnico-administrativos, conforme determinação do Ministério da Economia através de instruções normativas;
  • A adequação e a melhoria da infraestrutura física para atendimento ao Protocolo de Biossegurança com aquisição de equipamentos de autoaferição de temperatura, disponibilização de álcool em gel, instalação de barreiras acrílicas em guichês de atendimento, dimensionamento adequado de capacidade de salas, programas de conscientização sobre uso de máscara, higienização e distanciamento, incentivo à vacinação, divulgação de campanhas e disponibilização de dados internos sobre evolução da vacinação;
  • Novos contratos de serviços dos Restaurantes Universitários em Itajubá e Itabira com observância do Protocolo de Biossegurança; e
  • Forte atuação junto às prefeituras de Itajubá e de Itabira no que se refere à solicitação de aumento das linhas de transporte público para os campi de Itajubá e de Itabira.

Muitas das decisões foram discutidas e elaboradas em conjunto com representantes discentes e o DCE UNIFEI, no uso de suas atribuições, e apresentadas aos diversos órgãos deliberativos da UNIFEI, a fim de manter toda legalidade, clareza, objetividade e honestidade para com toda a comunidade.

É de conhecimento que são muitos os fatores condicionantes para o retorno saudável e tranquilo, incluindo, por exemplo, os fatores econômicos. Assim, foram priorizados os mais importantes, principalmente aqueles relacionados com a manutenção da qualidade do ensino, um compromisso primordial entre a Universidade e a sociedade.

A Reitoria compreende a complexidade atual da situação pandêmica com o surgimento de variantes e outros pontos de extrema importância para a preservação da saúde de nossos alunos, servidores e de toda a comunidade de Itajubá e de Itabira. As trocas de informações importantes sobre a pandemia e sua evolução são feitas em fluxo contínuo entre a UNIFEI e as prefeituras, mantendo-se um monitoramento diário de todos os indicadores mais sensíveis, como o número de casos de COVID registrados, internações, leitos disponíveis e a evolução da vacinação da população.

Dessa forma, mantemos o compromisso do retorno presencial às aulas a partir de 14/03/2022, na Graduação, e 21/03/2022 na Pós-graduação conforme previsto nos calendários didáticos aprovados pelo CEPEAD, por meio da Resolução 103, de 20/11/2021, e da Decisão 7, de 24/11/2021 (https://unifei.edu.br/acesso-facil/calendarios/).

O retorno presencial deverá ser executado em conformidade com o Protocolo de Biossegurança, considerando-se a situação pandêmica local nas cidades de Itabira e de Itajubá. Os procedimentos e instruções detalhadas para o retorno presencial serão disponibilizados paulatinamente nos canais de comunicação da UNIFEI.

Solicitamos a todos que moram fora de Itajubá e de Itabira que possam retornar as estas cidades com prazo mínimo de 15 (quinze) dias de antecedência, para que uma quarentena natural possa ocorrer, permitindo identificar qualquer sintoma.

A Reitoria da UNIFEI estará atenta a qualquer mudança de cenário entre o recesso e o início das aulas e não hesitará em tomar medidas em direção à preservação da saúde e segurança de todos.

 

Protocolo Biossegurança: https://drive.google.com/file/d/1P5M6Hu-700muuXWfohHXcO8Isph5uAHe/view?usp=sharing

Informações gerais na UNIFEI: https://unifei.edu.br/coronavirus/

Calendários da Graduação e da Pós-graduação 2022: https://unifei.edu.br/acesso-facil/calendarios/