Nota sobre a alteração do nome da UTE Aureliano Chaves

Um conjunto de usinas termelétricas tiveram seus nomes alterados, entre elas a UTE Aureliano Chaves que agora se chama UTE Ibirité.

Antônio Aureliano Chaves de Mendonça, ex-aluno e ex-docente da UNIFEI, um político de renome que ocupou importantes cargos estaduais e federais, tais como governador do Estado de Minas Gerais e vice-presidente da República. Nesse sentido, ponho-me a refletir sobre uma frase de George Washington ao afirmar que “concórdia, honradez, indústria e frugalidade são os meios mais eficazes para um povo ser feliz e poderoso”. Aureliano Chaves ilustra tais qualidades e, portanto, a UNIFEI espera que tal decisão seja reconsiderada para que essa usina possa orgulhosamente voltar a ostentar o nome desse grande brasileiro.

O Brasil historicamente se penaliza pelo descrédito que devota aos grandes brasileiros que, pelas suas obras, deveriam servir de farol às novas gerações. Exemplos como o de Aureliano Chaves, ao expressar cidadania e honradez, representam verdadeiros testemunhos de vida que, se devidamente registrados nas páginas da história e em nossos monumentos, servirão de luz, alento e incentivo ao nosso povo.

Prof Dagoberto Alves de Almeida

Reitor da Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI