Os 200 anos de Itajubá

A verdadeira riqueza de um país não é traduzida pelas commodities que possui, mas pelo seu povo. A nós cabe, tão somente, por meio da educação, prover os meios para que esse potencial atinja sua plenitude e, assim, criar as condições necessárias para a difusão e geração do conhecimento que traz riqueza e justiça social.

Ao longo da metade desses 200 anos de vida de nossa querida Itajubá, a Unifei tem sido um formidável caso de sucesso ao demonstrar, cabalmente, como uma instituição de ensino e pesquisa de excelência alavanca o desenvolvimento de uma cidade e de uma região. Afinal, não é por acaso que nossa cidade é reconhecida como um dos polos nacionais de excelência em educação, o que tem exercido uma forte atração para que muitas empresas de base tecnológica tenham aqui se instalado, além daquelas que têm sido criadas no seio da Universidade.

A comunidade Unifei, nossos alunos e servidores, em especial aqueles que aqui chegaram e se tornaram itajubenses graças à generosa acolhida que aqui receberam, se congratulam por fazer parte dessa história. Nosso júbilo vem não apenas de celebrados nomes de nossa história comum, mas também de todos os demais, de ontem e de hoje que, de maneira discreta e mesmo anônima, têm contribuído para que nossa comunidade seja mais próspera e justa.

Parabéns, Itajubá, sede de nossa instituição, e que venham os próximos 200 anos, com paz e prosperidade!

Professor Dagoberto Alves de Almeida
Reitor da Universidade Federal de Itajubá