
A Ouvidoria da Unifei realizou, no dia 18 de setembro, um encontro com os alunos do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e representantes dos centros acadêmicos dos cursos de graduação.
A Ouvidoria da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), por meio da servidora Patrícia Santucci Vivas Plum de Oliveira, realizou no dia 18 de setembro, um encontro com representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e dos centros acadêmicos dos cursos de graduação para falar sobre Disciplina e Ética no Serviço Público Federal.
Patrícia apresentou aos alunos esclarecimentos sobre infrações disciplinares ou éticas do servidor público e informou quais os requisitos necessários para realizar denúncias por meio do sistema Fala.BR. Também foram prestados esclarecimentos importantes sobre materialidade, e os alunos passaram a saber a diferença entre denúncias e reclamações.
A ouvidora explicou ainda como acontecem a instauração, a condução e o julgamento dos processos administrativos disciplinares e orientou sobre como os interessados podem consultar informações dos atos públicos no Boletim Interno Semanal da Unifei.
“A Ouvidoria acredita que o encontro foi muito produtivo e esclarecedor e que essa excelente ferramenta criada pelo Governo, que é o sistema Fala.BR, pode e dever ser utilizada com responsabilidade e seriedade”, disse a ouvidora Patrícia em contato com a Secretaria de Comunicação (Secom) da Unifei.
Sobre a Ouvidoria
De acordo com Patrícia Santucci, a Ouvidoria da Unifei tem como princípio básico de seu trabalho o comprometimento com o serviço público e suas atividades fins. Assim, ela busca melhorar e aperfeiçoar seus métodos e protocolos de trabalho para atingir o mais alto nível profissional de atuação no funcionalismo público federal, visando à plena eficácia e eficiência no atendimento do dia a dia.
Por esta razão em 2017 a Ouvidoria da Unifei aderiu ao Sistema Informatizado de Ouvidorias do Poder Executivo Federal (e-Ouv), como único meio de registro de manifestações. Em 2019 o e-Ouv foi integrado à Plataforma Fala.BR, que envolve também o sistema e-SIC e os procedimentos para tratamento dos pedidos de simplificação.
A plataforma do Fala.BR foi desenvolvida pela Controladoria-Geral da União (CGU) para permitir o cumprimento da Lei de Acesso à Informação e do Código de Defesa dos Usuários de Serviços Públicos. Tal sistema pode ser acessado pelo endereço eletrônico: https://sistema.ouvidorias.gov.br/.
Considerando-se que são vários sistemas a serem monitorados e acompanhados pela Ouvidoria da Unifei, além de outros assuntos correlatos, tais como reuniões, atendimento aos alunos, servidores e cidadãos, atendimento telefônico e demais esclarecimentos, o setor organizou sua rotina de trabalho interno de modo a conseguir atender, com qualidade e no menor prazo possível, as inúmeras manifestações, solicitações, denúncias e reclamações que lhe são encaminhadas.
Atualmente, a Ouvidoria da Unifei apresenta um dos menores prazos de resposta ao cidadão, conforme pode ser confirmado no Painel Resolveu?, da CGU. No ano de 2019, ela obteve a média de sete dias, contados desde a entrada da manifestação até a resposta ao solicitante, levando-se em consideração que, pela Lei de Acesso, o prazo é de 20 dias, prorrogáveis por mais 10.
Segundo a ouvidora Patrícia, é importante ressaltar que a Ouvidoria acompanha efetivamente os prazos de todos os pedidos encaminhados, de forma contínua e permanente. “O ato de encaminhar ao solicitante a resposta, assim que ela é identificada pela Ouvidoria, faz parte da rotina de trabalho, considerando-se que o cidadão, seja servidor, aluno, ou membro da sociedade, anseia por sua resposta. Nesse sentido, entendemos que, o quanto antes pudermos atendê-lo com rapidez e qualidade, honraremos o cargo que ocupamos como servidores públicos. Lembramos ainda que nem sempre é possível atingir o planejado, mas, tão logo seja, realizamos nosso trabalho com zelo e dedicação”, disse Patrícia.
A Ouvidoria tem a função de receber, examinar e encaminhar, às autoridades e órgãos competentes da Unifei todas as reclamações, sugestões, pedidos de informação, elogios e denúncias de estudantes, servidores docentes e técnico-administrativos e da sociedade em geral que lhe sejam enviadas. É de sua competência garantir que o cidadão receba as respostas as suas manifestações dentro do prazo.
A unidade é responsável pelo processamento das manifestações dos interessados e atua intermediando o cidadão e a administração pública, de modo que as manifestações decorrentes do exercício da cidadania provoquem contínua melhoria dos serviços públicos prestados.
Os contatos com a Ouvidoria da Unifei podem ser feitos pelo telefone (35) 3629-1314; pessoalmente, na sala de atendimento, que fica no 4º andar, no Prédio da Administração Central do campus sede, das 09 às 11 horas e das 14 às 17 horas, de segunda a sexta-feira; pelo e-mail ouvidoria@unifei.edu.br ou pelo endereço: Ouvidoria da Unifei – Prédio da Administração Central – 4º andar, bairro Pinheirinho – Itajubá-MG – CEP: 37.500-903.
Mais informações sobre o trabalho realizado pela Ouvidoria da Unifei podem ser acessadas em:
https://unifei.edu.br/ouvidoria/
https://unifei.edu.br/blog/unifei-adere-ao-e-ouv-sistema-de-ouvidorias-do-poder-publico-federal/