Parceria entre UNIFEI e multinacional Altair pode ser estendida para o campus de Itabira por meio de acesso à internet na tecnologia HHWU

A parceria entre a UNIFEI e a multinacional Altair iniciou-se em 2017, por meio do Núcleo de Tecnologia em Compósitos (NTC), que está sob a responsabilidade do professor Antônio Carlos Ancelotti Junior, do IEM.

A empresa Altair disponibiliza para a UNIFEI um sistema de acesso a licença educacional pela internet, que pode ser utilizado nos dois campi da Universidade.

 

 A parceria entre a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e a multinacional Altair iniciou-se em 2017, por meio do Núcleo de Tecnologia em Compósitos (NTC) da UNIFEI, que está sob a responsabilidade do professor Antônio Carlos Ancelotti Junior, do Instituto de Engenharia Mecânica (IEM). Durante o período da parceria, vários trabalhos científicos foram realizados, entre eles a publicação de artigos internacionais, teses e dissertações.

 Ela também é importante para os cursos de graduação, sendo que os alunos dos cursos de Engenharia Mecânica Aeronáutica e Engenharia de Materiais podem utilizar as ferramentas Altair Hyperworks em disciplinas relacionadas a fadiga e integridade estrutural de aeronaves, materiais compósitos e manutenção aeronáutica.

 Agora, a Altair disponibiliza para a UNIFEI um sistema de acesso a licença educacional pela internet, que pode ser utilizado também no campus de Itabira. Os professores interessados em acessar a licença educacional devem entrar em contato com o professor Ancelotti pelo e-mail ancelotti@unifei.edu.br.

 Essa parceria permite acesso a livros com conteúdo sobre a teoria dos elementos finitos, otimização estrutural e multicorpos, que podem ser baixados gratuitamente por alunos, professores e usuários no site http://www.altairuniversity.com/academic-program/

 Além disso, a Altair oferece uma série de cursos relacionados ao uso de ferramentas, que podem ser acessados no site https://hyperworks.com.br/TrainingCourseSchedule, e licenças sem custo, porém com limitações, que permitem aos estudantes utilizarem os softwares por ela desenvolvidos em seus computadores, as quais podem ser solicitadas gratuitamente no site: https://altairuniversity.com/free-altair-student-edition/

Sobre a Altair

 A Altair é uma empresa multinacional sediada em Troy, estado de Michigan, nos Estados Unidos. Atua com foco em soluções computer-aided engineering (CAE), high-performance computing (HPC) e análise de dados. Seus produtos são capazes de prover projetos de alta performance, otimizados, inovadores e sustentáveis.

 Os produtos da Altair são os pacotes Altair Hyperworks Desktop, que contêm aplicações de pré e pós processamento, incluindo Hypermesh,Hyperview, MotionView, Hypergraph, Hypercrash e Hyperlife; o Altair Feko, que permite análises de radiação eletromagnética, projeto de antenas e dielétricos entre outros, e o Altair Inspire, para processos de otimização topológica de projetos estruturais. Além disso, a licença permite o acesso aos softwares Compose, Inspire e Simsolid, incluindo pacotes para manufatura Hyperweld, Inspire Cast, Inspire Form e Extrude Metal.

 A Altair possui presença em vários países, incluindo o Brasil, onde conta com uma equipe de engenharia, suporte e treinamento. Entre os diversos clientes, estão grandes empresas como Embraer, Boeing e Airbus, Volkswagen, GM, Ford, FCA, Renault, PSA, Volvo, Scania, Iveco e outras.