Parceria para capacitação e promoção do desenvolvimento agrícola de países africanos acelera o processo de internacionalização dos programas de pós-graduação da UNIFEI

Os alunos nigerianos atendidos pela UNIFEI estão cursando disciplinas e/ou conduzindo atividades de pós-graduação no idioma inglês.

 

 Em 2019, a Universidade Federal de Viçosa (UFV) assinou acordo com a organização pan-africana Forum for Agricultural Research in Africa (FARA), sediada em Ghana, com o objetivo de melhoria da agricultura na África. Uma das ações principais é a Agricultural Research and Innovation Fellowship for Africa (ARIFA), que engloba a capacitação de africanos em cursos de pós-graduação no Brasil.

 No ano de 2020, o Tertiary Education Trust Fund (TETFUND), fundo financiador da Nigéria, passou a fazer parte do acordo e, com isso, o primeiro grupo de beneficiários da iniciativa foi formado exclusivamente por cidadãos desse país africano. A UFV admitiu 55 nigerianos para cursarem mestrado no final de 2020, mas, devido à pandemia de COVID-19, as atividades têm sido conduzidas de forma remota.

 De início, o programa abrangia, principalmente, programas de mestrado nas áreas da agricultura e da alimentação, dando aos estudantes estrangeiros a oportunidade de conhecerem tecnologias que podem ser adaptadas e aplicadas na Nigéria, cujas condições ambientais são semelhantes a algumas regiões do Brasil.

Expansão do acordo

 Em 2021, a parceria se estendeu para outras áreas, o que permitiu a adesão de outras instituições de ensino superior brasileiras. Até o momento, incluindo os estudantes da UFV, foram admitidos no total 95 nigerianos, atendidos também pelas universidades federais de Itajubá (UNIFEI), Espírito Santo (UFES), Goiás (UFG), Lavras (UFLA) e Ouro Preto (UFOP), além da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

 Quatro desses alunos foram inseridos nos programas de pós-graduação em Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção da UNIFEI. Eles já estão cursando disciplinas e/ou conduzindo atividades de pós-graduação no idioma inglês e, provavelmente, deverão vir para o Brasil em janeiro de 2022, dependendo das condições sanitárias referentes à COVID-19.

 A UNIFEI foi inicialmente convidada a participar nessa parceria através da Diretoria de Relações Internacionais (DRI). “Foram realizadas reuniões envolvendo a atual Reitoria, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e a DRI da UNIFEI com o pessoal da UFV, nas quais foram apresentados os principais pontos do acordo. Em seguida, foram feitas explanações aos programas de pós-graduação alinhados com as áreas dos candidatos desse acordo. Considerando as dificuldades e desafios de ofertar um programa de mestrado em Inglês, nem todos os programas convidados optaram por aderir ao programa nesse momento”, detalhou o diretor da DRI, professor Tales Cleber Pimenta.

 Os servidores da UNIFEI diretamente envolvidos no atendimento aos quatro alunos da Nigéria são principalmente os da secretaria da DRI e da PRPPG e os coordenadores de curso, mas, naturalmente, outros profissionais acabam participando nesse processo.

Internacionalização da UNIFEI

 Segundo o professor Tales, em função do curto prazo para a capacitação dos alunos nigerianos, o acordo prevê que os programas de mestrado sejam conduzidos em língua inglesa, pois não haveria tempo para o aprendizado da língua portuguesa. “Esse fator acelerou o processo de internacionalização dos programas de pós-graduação da UNIFEI”, disse o diretor da DRI.

 Tales aponta como desafios para a concretização desse acordo a oferta de disciplinas e a orientação de mestrado em Inglês, além da preparação de material administrativo nesse idioma e do convencimento dos programas de pós-graduação sobre os benefícios auferidos pela parceria, em comparação com os desafios. “Como benefícios podem-se destacar a internacionalização do programa, que é extremamente valorizada pela CAPES; a internacionalização da UNIFEI, a abertura de novas oportunidades de colaboração e pesquisa conjuntas com a Nigéria e o apoio aos colegas nigerianos na capacitação de seu pessoal de nível superior”, defendeu o professor.

 A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UNIFEI acreditam que mais alunos busquem a Universidade e que outros programas de pós-graduação venham a aderir a essa oportunidade de incremento de internacionalização. “Alunos desse acordo têm um processo seletivo diferenciado em função do próprio acordo. Outros alunos, inclusive de outros países, podem participar dos processos seletivos regulares para cursar pós-graduação da UNIFEI, e podem conduzir o mestrado tal como os alunos desse acordo”, explicou o professor Tales.

Mais informações

 Outras informações sobre o acordo firmado entre a UFV e a FARA podem ser conferidas em:

https://www2.dti.ufv.br/noticias/scripts/exibeNoticiaMulti.php?codNot=32960