Pesquisadores da UNIFEI ganham prêmio de melhor artigo no Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos 2019

Pesquisadores do POSCOMP e do NEIRU da UNIFEI ganharam o prêmio de melhor artigo no SBSC 2019.

Os alunos de mestrado Kayque Willy Reis de Oliveira e Gustavo Guedes, do Programa de Ciência e Tecnologia da Computação (POSCOMP), e os alunos Pedro Pedrosa, Mauro Sérgio Ribeiro de Souza e Fabiana Barros, do Núcleo Estratégico Interdisciplinar em Resiliência Urbana (NEIRU), da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), orientados pela professora Melise Maria Veiga de Paula, do Instituto de Matemática e Computação (IMC), ganharam o prêmio de melhor artigo no XV Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC) 2019 na trilha de pesquisas em andamento. O evento aconteceu de 03 a 05 de outubro na cidade do Rio de Janeiro.

A pesquisa se refere ao desenvolvimento de um modelo de colaboração no contexto de participação social. Esse trabalho tem sido usado para auxiliar a criação de planos diretores participativos para diversas cidades do sul de Minas Gerais, conduzidos em parceria com o NEIRU da UNIFEI.

Uma das grandes dificuldades no desenvolvimento de planos diretores participativos é o engajamento das pessoas. Por lei, é necessário que uma parcela mínima da população participe das audiências públicas para definição e validação das diversas etapas do plano diretor.

O modelo desenvolvido na pesquisa organiza as atividades de participação, marketing digital e ferramentas de atuação social, com o objetivo de estimular o engajamento e aumentar a presença da população nos diversos eventos de mobilização social.

Para a utilização, foi necessário o desenvolvimento de algumas ferramentas de participação, como a rede social Sociedade Participativa (SOPA), em parceria com o Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC), do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e o aplicativo Opina aí, desenvolvido pela UNIFEI e o NEIRU em versões disponíveis para Android e IOS.