PET Engenharia de Produção apresenta os resultados do Projeto Semestral em 2018

O Projeto Semestral Unifei é uma disciplina ofertada desde 2013 e é um desafio vivenciado pelos alunos e pela empresa participante.

O Projeto Semestral conta atualmente com o convênio de empresas de diversos ramos diferentes.

Alunos apresentando os projetos desenvolvidos.

Os alunos se dividiram em equipes e passaram meses trabalhando em projetos desenvolvidos em parceria com grandes empresas.

Aluno apresentando seu projeto em banner.

Participantes do evento.

No dia 9 de novembro, no campus sede da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), foram realizadas palestras de representantes de empresas e alunos que participam do Projeto Semestral Unifei. O evento foi organizado pelo Programa de Educação Tutorial (PET) Engenharia de Produção.

O Projeto Semestral é uma disciplina ofertada pela Unifei desde 2013 e tem como objetivo principal possibilitar que os estudantes desenvolvam um projeto profissional em uma empresa, de forma compartilhada com a Universidade, e que, com isso, disponham de um contato mais próximo com o ambiente profissional. Além disso, os alunos têm a oportunidade de aplicar em situações reais os conhecimentos adquiridos na graduação.

Durante a manhã, cada representante de empresa realizou uma palestra para apresentar sua instituição e os resultados obtidos com a participação no Projeto Semestral Unifei. As empresas parceiras da Unifei atualmente são: a Thales Group, uma multinacional francesa que comercializa sistemas de informação e serviços para as indústrias aeroespacial, de defesa e de segurança; a Ericsson, líder mundial no setor de telecomunicação com sede em Estocolmo, Suécia; a DHL, uma divisão da Deutsche Post, do setor de logística internacional e correio expresso com sede na Alemanha, e as empresas norte-americanos Ball Packaging, conhecida por sua produção de frascos de vidro, tampas, latas de alumínio e produtos relacionados, e Johnson & Johnson, fundada em 1886 e especializada na produção de farmacêuticos, utensílios médicos e produtos pessoais de higiene e uma das maiores empresas que atuam no mercado.

O evento continuou no período da tarde, quando diferentes equipes apresentaram projetos desenvolvidos com as empresas participantes. A primeira equipe, composta pelos alunos Caio Camargo Cláudio e Francisco Cândido Ribeiro Neto, apresentou um projeto desenvolvido com a Thales Group. Em seguida, os alunos Fernanda Lolobrígida Carneiro, João Vitor de Almeida e Silva Machado e Marina de Toledo Sallum apresentaram as atividades que estão em desenvolvimento na empresa Ericsson.

Os discentes Filipe de Freitas Veloso e Lucas Chaves da Silva falaram sobre o projeto desenvolvido com a DHL. Em seguida, os alunos André dos Santos Dias e Juliana Gomes Corrêa relataram como foi desenvolver as atividades com a empresa Ball Packaging. E, por último, os alunos Daniela de Jesus Silva e Silvio Caiado Rosa apresentaram o projeto realizado em parceria com a empresa Johnson & Johnson.

Os projetos de outras equipes foram expostos em banners e, após as apresentações, foi oferecido um coffee break aos participantes do workshop.

Sobre o Projeto

Para participar do Projeto Semestral Unifei, os alunos devem ser aprovados no edital de seleção e estar matriculados no 6º período, para cursos com duração de quatro anos, e no 7º para cursos com duração de cinco anos. Alunos de qualquer curso da Unifei podem participar, o que segundo os organizadores, ajuda na diversificação de conhecimentos oferecidos para a empresa e recebidos pelos alunos.

Os aprovados são organizados em grupos de 5 a 8 participantes e desenvolvem o projeto em um período de 16 semanas. Durante esse tempo, cada equipe conta com o apoio de dois tutores, sendo um colaborador da empresa e um docente da Instituição. Os grupos realizam visitas às empresas e coletam dados para implementar medidas e apresentar o andamento do trabalho nas suas principais etapas, que são o plano de ação, o acompanhamento do projeto e, por fim, os resultados.

O lançamento do edital para a seleção das próximas equipes aconteceria em 23 de novembro. Para mais informações sobre o Projeto Semestral Unifei, os interessados devem acessar https://petproducao.unifei.edu.br/ ou entrar em contato pelo e-mail: petproducao@unifei.edu.br.