Professor Armando Martins Leite da Silva faz visita à Reitoria da Unifei após sua posse como membro titular da Academia Brasileira de Ciências

O professor Dagoberto Alves de Almeida recebeu os professores Armando Martins Leite da Silva e Carlos Henrique Valério de Moraes na Reitoria da Unifei.

Os professores Luiz Davidovich, presidente da ABC, e Armando Leite da Silva.

Os novos membros da ABC eleitos.

 

 O professor Armando Martins Leite da Silva, do Instituto de Sistemas Elétricos e Energia (ISEE) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), esteve visitando a Reitoria da Instituição, no dia 24 de maio. Ele estava acompanhado pelo professor Carlos Henrique Valério de Moraes, do Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação (Iesti), atualmente responsável pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI).

 Os visitantes foram recebidos pelo reitor da Unifei, professor Dagoberto Alves de Almeida. Entre outros assuntos discutidos, o professor Armando falou sua posse como membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), ocorrida no dia 15 de maio na Escola Naval, na cidade do Rio de Janeiro. Segundo o docente, os novos membros da ABC foram eleitos na Assembleia Geral ocorrida em 5 de dezembro de 2018, após as indicações feitas por profissionais de várias áreas da Ciência.

 Na oportunidade, o professor Dagoberto parabenizou o professor Armando por sua escolha como novo membro da ABC e manifestou sua satisfação pela posse ocorrida. “Nós da Unifei estamos muito orgulhosos de que um dos nossos docentes assuma posição de tamanha importância e destaque, fazendo parte da Academia Brasileira de Ciências. Para nós é uma grande honra!”, disse o reitor da Unifei.

Posse na ABC

 A cerimônia de posse de novos membros da ABC foi coordenada pelo atual presidente da entidade, professor Luiz Davidovich, como parte da programação da Reunião Magna da Associação. Participaram da cerimônia o secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Júlio Francisco Semeghini Neto, representando o ministro Marcos Pontes; o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), João Luiz Filgueiras de Azevedo; o comandante da Marinha do Brasil, Almirante Ilques Barbosa Júnior, e o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu de Castro Moreira.

 Participaram ainda, como convidados da cerimônia, ex-ministros da área de ciência e tecnologia, o atual presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Joaquim Levy, diversos reitores de universidades brasileiras, bem como outras autoridades e pesquisadores do Brasil e do exterior. Na ocasião, entre as várias homenagens realizadas, o pesquisador e atual diretor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP, professor Vanderlei Salvador Bagnato, recebeu o Prêmio Almirante Álvaro Alberto – 2019, a maior honraria concedida pelo CNPq.

 Além do professor Armando, outra representante da área de Ciências da Engenharia que tomou posse na ABC foi Claudia Maria Bauzer Medeiros, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Os demais membros titulares da ABC empossados são: da área de Ciências Matemáticas, Helena Judith Nussenzveig Lopes (UFRJ) e Yoshiko Wakabayashi (USP); de Ciências Físicas, José Soares de Andrade Júnior (UFC); de Ciências Químicas, Edson Roberto Leite (UFSCar) e Maysa Furlan (Unesp); de Ciências da Terra, Ricardo Ivan Ferreira da Trindade (USP); de Ciências Biológicas, Célio Fernando Baptista Haddad (Unesp) e Geraldo Wilson Afonso Fernandes (UFMG); de Ciências Biomédicas: Manoel Odorico de Moraes (UFC), Marcelo Torres Bozza (UFRJ) e Niels Olsen Saraiva Câmara (USP); de Ciências da Saúde, Poli Mara Spritzer (UFRGS); de Ciências Agrárias, Márcia Maria Auxiliadora Naschenveng Pinheiro Margis (UFRGS) e Odir Antônio Dellagostin (UFPel), e da área de Ciências Sociais, Eduardo Batalha Viveiros de Castro (UFRJ) e Roberto Kant de Lima (UFF).

O novo membro da ABC

 O professor Armando é engenheiro eletricista, formado em 1975 pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe – UFRJ) e Ph.D. pela University of Manchester Institute of Science and Technology (Umist), no Reino Unido, em 1980. Como parte da sua formação, foi Visiting Researcher nas instituições Ontario Hydro Research Division, em Toronto, Canadá, nos anos de 1990 e 1991, e Inesc-TEC, em Porto, Portugal, nos anos de 2003 e 2004.

 Atualmente, é professor titular do Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) da PUC-Rio e professor titular aposentado/voluntário do ISEE da Unifei. É bolsista de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) desde 1985, estando no nível 1A desde 1994.

 Suas pesquisas envolvem modelos e métodos de avaliação de riscos no planejamento e operação de sistemas elétricos de potência, atuando principalmente nas seguintes áreas: confiabilidade de sistemas de geração e transmissão e distribuição de energia elétrica, bem como na monitoração de sistemas em tempo real e mercados de energia elétrica.

 Ele também desenvolve ferramentas computacionais baseadas em modelos probabilísticos, processos estocásticos, simulação Monte Carlo, otimização e técnicas metaheurísticas. Vários conceitos, modelos, métodos e algoritmos computacionais propostos pelo professor Armando são utilizados no setor elétrico mundial.

 O docente possui mais de 400 publicações, incluindo mais de 100 periódicos, dos quais 88 internacionais – sendo a maioria na revista IEEE Transactions, a de maior prestígio da área de Engenharia Elétrica –, em congressos nacionais e internacionais e relatórios técnicos de projetos de pesquisas nacionais e internacionais. O professor também é Fellow do Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE) – Instituto de Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas – na categoria Engineer/Scientist, nos Estados Unidos da América (EUA), desde 2000, e Fellow do Inesc-TEC, em Portugal, desde 2008.

 Além disso, recebeu os seguintes prêmios: The Sebastian Z De Ferranti Premium Award, IET/IEE (Institution of Electrical Engineers), no Reino Unido, em 1992; Probabilistic Methods Applied to Power Systems (PMAPS) Merit Award, em Singapura, em 2010; Power and Energy Society (PES – IEEE) Power System Analysis Computing and Economics (PSACE) Prize Paper Award, nos EUA, em 2011; IEEE PES Roy Billinton Power System Reliability Award, em 2012, em San Diego, EUA, com a citação “For contributions to analytical and Monte Carlo simulation based methods in power system reliability assessment”.

 Também recebeu a Medalha de Ouro do Centenário da Unifei, em 2013; o título honorífico de Advisory Professor of Chongqing University e de membro do International Advisory Committee, Power and Energy Reliability Center, estabelecido pelo governo chinês em 2014. Além disso, o professor Armando é membro titular da Academia Nacional de Engenharia (ANE).