Professor da Unifei ministra curso em universidade da Colômbia

O professor Jesús Antonio Garcia Sanches (segundo à esquerda) visitou a UIS, na Colômbia, em fevereiro.

A visita fez parte do acordo de cooperação firmado recentemente entre as duas instituições de ensino.

O professor Jesús Antonio Garcia Sanches, do Instituto de Engenharia Mecânica (IEM) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), realizou, de 02 a 08 de fevereiro, uma visita na Universidad Industrial de Santander (UIS), na Colômbia, como parte do acordo de cooperação firmado recentemente entre as duas instituições de ensino.

O professor Jesús destacou a infraestrutura da UIS, instituição na qual ele realizou sua graduação, e a boa receptividade dos seus discentes e docentes. Na oportunidade, ele ministrou o minicurso de “Metamateriais Aplicados à Engenharia de Estruturas” para 44 alunos, sendo sete da pós-graduação, e três professores.

A visita também serviu para fundar as bases para a adição de um acordo de mobilidade ao convênio existente e para organizar atividades para co-orientações e orientações de trabalhos de graduação, mestrado e doutorado a serem desenvolvidas em conjunto entre o professor Jesús e os professores do Grupo de Investigación en Materiales y Estructuras de Construcción (INME), da UIS, na linha de Metamateriais.

Em contato com a Secretaria de Comunicação (Secom) da Unifei, o professor Jesús afirmou que a importância de se manter um acordo de cooperação entre as duas universidades está na possibilidade de realizar intercâmbios de alunos e professores, já que muitos estudantes de pós-graduação da Unifei vêm da UIS. Ele também disse que algumas co-orientações de trabalhos já estão em andamento, nas duas universidades.

Segundo o professor, a UIS conta com quase 32 mil alunos, muito bem conceituados na Colômbia. “O convênio permitirá fortalecer áreas que já estão consolidadas dentro da UIS, como, por exemplo, a Engenharia Civil, e também possibilitará o uso dos laboratórios da UIS, os quais estão muito bem estruturados. Também, permitirá trazer professores que aportariam dentro de áreas de alto interesse para a Unifei e a região, como otimização estrutural, dinâmica estrutural, novos materiais e mecânica dos solos, entre outras”, explicou o docente.

Para ele, com este acordo celebrado entre as duas instituições, a Unifei poderá ampliar a captação de recursos humanos de qualidade para as pós-graduações, incorporar novas áreas dentro das pesquisas e da formação, ampliar os laboratórios e os contatos para pesquisas, fortalecendo os vínculos com os países vizinhos e proporcionando a divulgação do seu nome dentro de uma das quatro universidades mais reconhecidas da Colômbia.

O professor disse que para a UIS o convênio permitirá obter, de forma recíproca, o acesso a áreas onde a Unifei é referência nacional, como a energética e a de turbomáquinas. “Pretende-se com o convênio manter o contato ativo – ida e volta – de alunos de graduação e pós-graduação, assim como de professores, que permita a orientação de trabalhos em conjunto para o fortalecimento acadêmico das duas universidades”, finalizou o docente.

Sobre a UIS

A Universidad Industrial de Santander (UIS) é um sistema universitário público, baseado em um modelo de pesquisa e coeducação. Ela atende ao Departamento de Santander, sendo o campus principal localizado na cidade de Bucaramanga, Santander, Colômbia.

A UIS se destaca, na graduação, em várias Engenharias, como Civil, de Computação, de Petróleos, de Produção, Elétrica, Eletrônica, Mecânica, Metalúrgica e Química.

Ela também possui alguns programas de doutorado já consolidados, como o de Engenharia Química, o qual é referência na Colômbia, e o de Engenharia de Materiais. Há ainda outros programas de doutorado que estão sendo iniciados, como os de Engenharia Civil, Engenharia de Computação e Engenharia Mecânica.

Além das Engenharias, a UIS tem cursos bem conceituados nas áreas de Humanas, como Direito, Filosofia, História e Desenho Industrial, entre outros.